A apresentadora do Masterchef Brasil , Ana Paula Padrão, foi infeliz ao fazer um comentário durante o episódio desta terça-feira (7). Parte do público ficou desconfortável com a fala de Ana.
A prova do dia era de carnes exóticas, ou seja, os participantes tinham que preparar pratos autorais a partir de carnes consideradas diferentes ou pouco usuais, como rã, codorna e bode.
Quando foi explicar o consumo da carne de bode em diversos estados no Norte e Nordeste brasileiros, Ana Paula afirmou que o animal está predominantemente na mesa “de pessoas que possuem pouco”.
Porém, o insumo é um iguaria tradicional da cultura sertaneja, que aproveita também outras partes do animal para vestuários e outras finalidades. Uma das técnicas tradicionais de se conservar o bode, predominante nos interiores de Pernambuco, é pela produção da “manta de bode”, quando o animal é desossado e a carcaça é aberta, salgada e seca ao sol, uma técnica ancestral de conservação da carne.
Já em outros estados nordestinos, o consumo de bode é cotidiano e a carne também é servida ao lado de carne bovina e de carneiro em churrascarias, e não é um alimento associado à economia ou redução de gastos.
Ana Paula Padrão incomodou muitos internautas, não só pela associação da carne de bode com a fome, mas também porque não fez comentários do tipo sobre as demais carnes consideradas exóticas que foram escolhidas para o desafio.
Segundo internautas, a correlação entre o consumo da carne e a escassez também reforça estereótipos negativos sobre o sertão nordestino, como se o preparo do bode não fosse relacionado a questões culturais.
Confira alguns tweets sobre a polêmica:
@anapaulapadrao Falando que “Bode” é um prato de FOME.. O cúmulo do preconceito e ignorância. A carne de bode é muito consumida aqui no nordeste. Não pq estamos morrendo de fome, mas pq ela é boa mesmo. #respeito #MasterChefBR @masterchefbr
— Arthur 🌵 (@arthuurr83) September 8, 2021
Já que vão falar de bode no Masterchef, esse povo do sudeste deveria ao menos estudar um pouquinho pra saber que não tem nada a ver com quem passa fome, muito pelo contrário.
Aqui no nordeste carne de bode é super comum.— Giceli Barros (@GiceliBarros) September 8, 2021
E então ela fala que no interior daqui de PE é um prato super comum
E um “prato de fome” pra pessoas com poucos recursos.
Amada??
Incrível como a imagem associada ao sertão é quase sempre de escaasez. E não cogitam que o prato poderia ser apenas parte da cultura daqui 👀— anna (@annaj_duarte) September 8, 2021
Com informações de Yahoo