Por Josie Conti
Obras de Ivone Oliveira Ramos
Embora muitas vezes mal compreendida e erroneamente relacionada apenas com desenhos infantis, o trabalho com a aquarela resulta da arte de criar definições visuais utilizando-se de pigmentos que ficam suspensos ou dissolvidos em água. Qualquer pessoa que já tenha tido algum contato com esses materiais sabe da complexidade de trabalhar com os desenhos sem que a água escorra e é justamente isso que faz com que as aquarelas sejam uma das mais delicadas técnicas de pintura.
A técnica é tão antiga que seu aparecimento é relacionado com a invenção do papel e dos pincéis de pêlo de coelho, ambos surgidos na China há mais de 2000 anos. Mas foi somente no século XVIII que passou a ser considerada como um método autônomo e independente, difundida em toda a Europa e reconhecida como a “Arte Inglesa”.
Como observadora, admiro e reconheço as aquarelas por sua delicadeza e feminilidade, por seus traços oníricos e perspectivas flutuantes.
Para Ivone Oliveira Ramos, reconhecida aquarelista brasileira “… aquarelar é o prazer de criar atmosferas de mistérios, de movimentos, de possibilidades nas camadas de transparências. É o imprevisível que se apresenta criando um ritmo de magia silencioso e magnifico.
Através da aquarela, e com ousadia, surge o novo, aquilo que ainda não se sabe…”
Abaixo, alguns trabalhos de Ivone Oliveira Ramos.
Cidades Efêmeras I e III
Obras expostas na Jornada Universo da Aquarela de 2013
Danças
Músicos
Florais
Para mais informações e contato com a artista [email protected]