J.K. Rowling, autora dos livros da saga Harry Potter, voltou a causar polêmica nas redes sociais, Desta vez ela fez duras críticas aos atores da adaptação cinematográfica de sua obra por apoiarem publicamente a luta por direitos das pessoas transexuais. A escritora pe conhecida por atacar as pessoas trans na internet.
No X, antigo Twitter, um dos seus seguidores de Rowling respondeu a um post dela, dizendo: “Estou só esperando por Dan [Daniel Radcliffe] e Emma [Watson] para se desculparem com você publicamente… Tenho certeza de que você vai perdoá-los…”
A escritora então respondeu: “Não há essa certeza, infelizmente. Celebridades que se aproximaram de um movimento que pretende erodir os direitos das mulheres que foram duramente conquistados e que usaram suas plataformas para comemorar a transição [de gênero] de menores de idade podem poupar suas desculpas para as pessoas traumatizadas que destransicionam e para mulheres vulneráveis que ainda contam com espaços para um só gênero.”
Daniel Radcliffe e Emma Watson (que interpretaram Harry Potter e Hermione Granger no cinema, respectivamente), têm sido consistentes em seu apoio à comunidade transexual, contrastando com as opiniões expressas por Rowling. Em 2020, Emma aproveitou o Mês do Orgulho LGBT para fazer um post no X em defesa da população tran: “Pessoas trans são quem dizem ser e merecem viver suas vidas sem ser constantemente questionadas ou ouvir que não são o que dizem ser”, escreveu Emma em uma rede social. “Quero que meus seguidores trans saibam que eu e muitas pessoas no mundo enxergamos, respeitamos e amamos vocês pelo que são.”, escreveu atriz.
Daniel Radcliffe também já usou as redes sociais para compartilhar um longo texto em defesa das mulheres trans. “As mulheres trans são mulheres. Qualquer declaração em contrário apaga a identidade e a dignidade das pessoas trans e vai contra todos os conselhos dados por associações profissionais de saúde que têm muito mais experiência nesse assunto do que Jo ou eu”, disse o ator.
O ator também lamentou a ferida causada por J.K. Rowling aos fãs de Harry Potter. “Para todas as pessoas que agora sentem que sua experiência com os livros foi manchada ou diminuída, lamento profundamente a dor que esses comentários lhe causaram. Eu realmente espero que você não perca totalmente o que era valioso nessas histórias para você”, completou.
Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.
Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.
O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…
A produção, que conta com 8 episódios primorosos, já é uma das 10 mais vistas…
A Abracine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) considera este um dos 50 melhores filmes…
Os nomes próprios carregam mais do que apenas uma identidade. Eles revelam histórias, culturas e…