Arthur Matheus Martins Rosa, de 25 anos, faleceu após passar mal durante o Teste de Aptidão Física (TAF) do concurso para soldado da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. O incidente ocorreu na quinta-feira (3) em Campo Grande. O candidato foi prontamente socorrido, mas lamentavelmente não resistiu e veio a falecer no hospital na sexta-feira (4).
Um vídeo registrado durante o TAF mostrou momentos em que Arthur e outros dois candidatos, uma mulher e outro homem, desmaiam durante a prova, aparentemente devido ao intenso calor e baixa umidade do ar, já que a avaliação aconteceu sob forte sol no Centro Poliesportivo da Vila Nasser.
Arthur era natural de Goiás e veio até Campo Grande para participar do teste, que representa a 4ª fase do concurso da PM. O TAF consiste em três etapas: elevação na barra fixa, 32 abdominais e uma corrida de 2.400 metros, que deve ser completada em até 12 minutos. Aqueles que não conseguem concluir qualquer um dos testes são reprovados.
Um dos candidatos, que preferiu não se identificar, falou com o G1 sobre a dificuldade da prova, destacando que os participantes estão sendo preparados para se tornarem policiais, e, portanto, a exigência física é alta. Ele também mencionou que a baixa umidade foi uma preocupação e que a organização do evento disponibilizou água para os participantes.
O TAF está sendo realizado entre os dias 2 e 5 de agosto em Campo Grande, com a publicação dos resultados prevista para o dia 31 de agosto. O resultado final do concurso deve sair em 2 de outubro.
A Secretaria Estadual de Administração (SAD) emitiu uma nota lamentando a morte de Arthur e informou que estão sendo tomadas as providências necessárias para esclarecer o ocorrido. A SAD destacou a importância de uma apuração rápida e imparcial para evitar novas tragédias, ressaltando a relevância do cuidado e responsabilidade na aplicação dos testes físicos previstos no arcabouço legal.
Leia a nota na íntegra:
O governo do Estado de Mato Grosso do Sul lamenta profundamente o óbito ocorrido em decorrência do TAF (Teste de Aptidão Física) da prova da Polícia Militar, de um candidato de 25 anos oriundo do Estado de Goiás, e informa que já determinou que sejam tomadas as devidas providências para esclarecer o fato, com compromisso de apurar as possíveis negligências e responsabilidades.
Apesar de todo arcabouço legal que as provas de teste físico requerem, bem como todo cuidado e responsabilidade pela aplicação da mesma é necessário apuração célere que não deixe margens para novas tragédias, motivo pelo qual já iniciou uma apuração isenta e objetiva.
O governo de MS se solidariza com familiares e amigos do candidato que teve seu sonho de ingressar nas forças de Segurança Pública interrompido, e prestará toda assistência necessária neste momento de luto.
***
Redação Conti Outra, com informações do g1.
Quando enfrentamos momentos de desespero e não sabemos em quem confiar, a busca por ajuda…
Você sabia que uma boa hidratação é fundamental para a saúde do seu gato? No…
A vida moderna, marcada por suas exigências e responsabilidades, frequentemente nos leva a um estado…
O Padre Fábio de Melo comoveu e preocupou os fiéis no último domingo (19) ao…
Durante seu discurso na posse de Donald Trump, Musk exaltou a vitória do republicano e…
A otimização interna, ou SEO On-Page, representa o primeiro passo fundamental para garantir que o…