Determinado a sair da pobreza, um jovem que cresceu no estado de Oaxaca, no México, fez todo o possível para poder estudar. Desde muito jovem conseguiu vender frutas e verduras para ajudar a mãe em casa e arrecadar o dinheiro necessário para seguir uma carreira que lhe permitisse mudar seu destino. E ele conseguiu.
Depois de anos de tentativas, em 2012, Ricardo Pedro Pablo, o jovem ingressou no Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos, e agora se formou médico.
Porém, para obter tal conquista, ele teve que lutar muito. Ele teve que deixar de lado a infância para começar a trabalhar e arrecadar dinheiro, e então, quando pôde entrar para a faculdade de química da UNAM na Cidade do México, soube que tinha que se esforçar mais do que todos os outros alunos para se destacar.
Assim, por ser um aluno exemplar, obteve uma bolsa de Conacyt para viajar para Boston, tornando-se o orgulho de sua família, já que sua mãe nem queria lhe ensinar a sua língua mãe para que ele não fosse discriminado.
“Minha mãe me disse que só a educação me faria progredir e eu entendi que há recompensa por tanto esforço”, disse Ricardo, que conseguiu que a mãe o acompanhasse no dia da formatura, orgulhosamente usando um traje típico da região onde mora.
Por enquanto, o jovem pretende continuar tendo sucesso no exterior e planeja fazer algumas pesquisas no laboratório do MIT para finalizar alguns projetos pendentes e, posteriormente, pretende fazer um pós-doutorado para continuar aprendendo.
***
Redação Conti Outra, com informações de UPSOCL.
Fotos: Reprodução.
O poema "Ozymandias", escrito por Percy Shelley em 1818, traz à tona reflexões sobre a…
Um filme que pode ser visto por toda a família e que toca o coração…
Homem que realizou ataque com explosivos esteve em acampamentos golpistas em Santa Catarina e deixou…
A polícia está tentando desvendar o mistério por trás do óbito de Derek Sink, de…
O garoto de 13 anos foi o único sobrevivente de um trágico naufrágio ocorrido em…
Você já se perguntou o que pode estar por trás dos seus pesadelos mais angustiantes?…