curiosidades

Jovem tetraplégico tratado com células estaminais recupera movimentos na parte superior do corpo

Infelizmente, muitos são os casos de acidentes que deixam marcas para o resto da nossa vida, como o caso de um jovem chamado Kristopher Boesen que viu a sua vida a mudar drasticamente ao ter ficado tetraplégico após sofrer um acidente de viação no qual o seu carro se despistou e embateu contra uma árvore e um poste de luz.

Sem conseguir mexer o seu corpo do pescoço para baixo, os médicos alertaram a família que ele poderia mesmo nunca recuperar os movimentos.

Felizmente, a medicina têm avançado a passos largos, e por isso foi proposto a Kristopher um tratamento experimental que usa células estaminais para a reparação do tecido nervoso danificado.

Apesar deste novo tratamento não garantir que o jovem recuperasse a sua mobilidade, Kristopher decidiu correr o risco – e ainda bem!

Assim sendo, Dr. Liu, o médico responsável pelo tratamento, injetou 10 milhões de células AST-OPC1 diretamente na medula espinhal cervical de Kris. Segundo este, as células em questão são retiradas de óvulos doados que são posteriormente fertizados em laboratório.

“Normalmente, os pacientes com lesão da medula espinhal passam por uma cirurgia que estabiliza a coluna, mas faz muito pouco para restaurar a função motora ou sensorial. Com este estudo, estamos a testar o procedimento que pode melhorar a função neurológica, o que poderia significar a diferença entre estar permanentemente paralisado e poder usar os braços e as mãos. Restaurar esse nível de função pode melhorar significativamente o dia a dia de pacientes com lesões graves na coluna vertebral.”, disse Dr. Liu.

contioutra.com - Jovem tetraplégico tratado com células estaminais recupera movimentos na parte superior do corpocontioutra.com - Jovem tetraplégico tratado com células estaminais recupera movimentos na parte superior do corpo

Em apenas três semanas, Kristopher melhorou significativamente, sendo que em apenas dois meses este já começou a ser capaz de atender o telefone, escrever o seu nome e operar uma cadeira de rodas.

Com este tratamento inovador, Kris recuperou dois níveis de cordas espinais, o que fez uma enorme diferença nas suas habilidades de movimento.

“Tudo o que eu queria desde o começo era uma chance de lutar … Mas se há uma oportunidade para eu andar de novo, então sim! Eu quero fazer o possível para fazer isso”, contou Kris.

Apesar dos médicos não garantirem que a situação de Kristopher possa alterar muito mais, estes estão determinados em continuar este tratamento experimental de forma a tentar melhorar os seus resultados e quem sabe até recuperar completamente os seus movimentos, acabando totalmente com a paralisia.

Fonte: theheartysoul, via Sábias Palavras

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Dono de restaurante que oferecia carne de gato e cachorro falece vítima de raiva

Homem havia procurado atendimento médico, mas interrompeu o tratamento e morreu após agravamento do quadro.

10 horas ago

O filme da Netflix que parou a internet e acumula mais de 286 milhões de horas assistidas

Este suspense psicológico arrasador acumulou impressionantes 286,3 milhões de horas assistidas na Netflix, tornando-se um…

14 horas ago

Cuidados para manter os fios saudáveis antes e depois de tingir

Mudar a cor dos cabelos é uma forma simples, mas eficaz, de renovar o visual…

23 horas ago

Como transformar sua lavanderia em um espaço bonito e funcional

Lavanderia costuma ser sinônimo de bagunça. São roupas sujas, roupas limpas ainda não guardadas, piso…

23 horas ago

Como análises gráficas ajudam no planejamento de operações de curto prazo

No mercado financeiro, a capacidade de antecipar dados tende a ser um diferencial para obter…

23 horas ago

Viver em cidades litorâneas: como a localização impacta a qualidade de vida

Tem gente que diz que basta sentir o cheiro do mar para o dia começar…

23 horas ago