A natureza, como a força vital que é, nunca se cansa de tentar reestabelecer seu equilíbrio, mesmo que as ações nocivas do homem insistam em dificultar as coisas. Um dos mais recentes “milagres” da natureza é o celebrado reaparecimento de um ser vivo que parecia não habitar mais este planeta, o leopardo nebuloso de Formosa, visto pela última vez antes disso nos anos 1980. A natureza nunca se dá por vencida!
A espécie é conhecida por ser bastante ágil e vigilante, evitando tentativas humanas de capturá-lo. Originário da ilha de Taiwan, o Leopardo Nebuloso de Formosa foi sendo vítima de caça e destruição do seu habitat natural. Na década de 90, foram analisadas 16 mil imagens de animais carnívoros de Taiwan, mas o leopardo não estava entre eles. Posteriormente, de 2001 a 2013, uma equipe de zoologistas taiwaneses e norte-americanos inspecionou a região, mas não conseguiu avistar o animal. Após a expedição, o animal foi declarado extinto.
No entanto, a natureza tem diferentes maneiras de nos surpreender, e o leopardo nebuloso de Formosa ressurgiu diante de várias testemunhas no município de Daren, Estado de Taitung, em taiwan, depois de 36 anos.
De acordo com o “Taiwan News”, as testemunhas teriam avistado o animal no sudeste do território. Um guarda florestal afirma ter visto o grande felino subindo uma árvore e perseguindo cabras numa encosta; já outro garante que o avistou junto a um conjunto de motocicletas.
Sem certeza absoluta se os animal vistos era mesmo o leopardo dado como extinto, os responsáveis locais formaram grupos de trabalho para tentar encontrar o felino. Entretanto, por precaução, toda a caça foi proibida no local.
***
Redação CONTI outra. Com informações de O Eco e Nit
Imagem de capa: Wikimedia Commons
Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…
Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…
Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…
O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…
Christopher Michael Langan, cujo QI é superior ao de Albert Einstein e ao de Stephen…
O filme, que já figura entre os pré-selecionados do Oscar 2025 em duas categorias, reúne…