Por Josie Conti
“Faz um ano que, voltando da escola com meu filho, encontrei uma gatinha na minha porta. Conversei com ela e lhe dei um pote com leite. No outro dia, como previsto, a mesma coisa aconteceu. Passei a comprar ração e deixá-la ficar dentro de casa. Com o tempo, meu filho que tem dificuldade de interação, começou a interagir com ela. Primeiro um toque enquanto verbalizava que estava fazendo carinho na gatinha. Depois, passou também a brincar com ela jogando a bola para que ela chutasse.”-
Mãe descrevendo o inicio da relação em seu filho- transtorno invasivo do desenvolvimento de alto grau- com sua gatinha Frederica.
Embora a médica que acompanha a criança tenha confirmado que a Frederica, nome dado pela própria criança à gatinha, fez um grande bem o menino, basta que olhemos os dois lado a lado para que saibamos o valor e a sinceridade da relação.
Ser mãe de uma criança autista é uma vida de superações. De um diagnóstico inesperado, uma vez que a criança autista é um bebê aparentemente normal, a mãe depara-se com uma das maiores dificuldades do ser humano, relacionar-se com uma criança cuja maior dificuldade é a própria relação fazendo com que todo o esteriótipo cultural de “ser mãe” tenha que ser reavaliado.
Crianças especiais necessitam de cuidados especiais e de amor especial. E é justamente nesse ponto que os animais sabem exatamente o que fazer.
Cães, cavalos ou mesmo gatinhas como Frederica aproximam-se, permitem o toque e possuem sua sutileza própria para fazer amizade e estimular movimento e afeto.
A mãe completa: ” Hoje ela parece nossa sombra, pois sempre está nos fazendo companhia. Às vezes ela pula no meu colo e parece que deseja falar algo. Até o barulho do meu carro ela conhece e sempre que chego em casa com meu filho, ela já está esperando para nos acompanhar onde quer que a gente vá. Nunca vi um bichinho com tanto sentimento.“
ANIMAIS SEMPRE NOS DÃO GRANDES LIÇÕES DE HUMANIDADE!
NOTA: A história de Frederica foi enviada por leitora do blog que optou por não se identificar. A homenagem e o agradecimento deveriam ser todos direcionados para Frederica! Publicação autorizada.
Abaixo reveja o vídeo do cachorro que, como Frederica, faz de tudo para conseguir amizade de garoto com síndrome de Down.
Barron Trump chamou atenção na cerimônia de posse do pai ao fazer um gesto curioso.…
Um filme doce, charmoso e divertido que oferece um descanso para o cérebro e faz…
Os pescadores dizem nunca terem visto nada parecido antes e descrevem o ser como "assustador"…
A atriz, que foi presenteada com mimos avaliados em até 1 milhão de dólares ao…
Quando enfrentamos momentos de desespero e não sabemos em quem confiar, a busca por ajuda…
Você sabia que uma boa hidratação é fundamental para a saúde do seu gato? No…