Por Josie Conti
The Walking Dead conta a história das semanas e meses que se seguem a um apocalipse zombie pandêmico e acompanha um grupo de sobreviventes, dirigidos pelo agente da polícia Rick Grimes, que viaja em busca de um local seguro e a salvo. Mas a constante pressão da luta contra a morte numa base diária torna-se num fardo bastante pesado, fazendo com que algumas pessoas desçam ao mais baixo nível da crueldade. À medida que Rick luta para manter a sua família viva, acaba por descobrir que o medo arrebatador dos sobreviventes pode ser bem mais perigoso que os zombies que vagueiam pelo nosso planeta. (sinopse)
Filmes e séries apocalípticos, embora tenham um público bem definido, nos levam a pensamentos e reflexões sobre diversos aspectos da realidade.
Abaixo, descrevo 7 grandes lições de vida facilmente perceptíveis na série “The Walking Dead”.
Você estuda ou trabalha (talvez os dois), mas quando chega em casa (você provavelmente tem uma casa para morar), você tranca a porta, toma um banho quente, tem alimento suficiente e ainda pode gastar algum tempo com algum tipo de entretenimento como TV ou computador. Você ainda pode ser mais privilegiado e ter uma família a quem ama e e por quem é amado. Entretanto, se for uma pessoa “normal” nos padrões atuais talvez nem se aperceba de todo o privilégio e conforto que possui.
Assistir a série “The Walking Dead”, mais do que uma matança ininterrupta de zumbis, nos lembra que o mundo das coisas supérfluas e materiais tão cultuado pela nossa sociedade não faz nenhum sentido se as necessidades básicas de alimentação e proteção não forem supridas.
Essa frase não é uma afronta a nenhum mandamento religioso, longe disso! Entretanto, o que fica claro ao observarmos pessoas sobrevivendo à situações de extrema violência, é que entre a própria morte e a morte de alguém muito amado como um filho, por exemplo, você se torna capaz de matar. Isso não quer dizer que seja algo simples, banal ou que não trata culta e ou mesmo consequências, apenas quer dizer que a sobrevivência em um ambiente altamente hostil, pode ter esse preço- sem direito a negociação.
Por mais que você tente, não é possível proteger outra pessoas de tudo e de todos. O excesso de proteção pode inclusive torná-la frágil e despreparada para o mundo.
A segurança é algo momentâneo e pode durar minutos, meses ou mesmo anos, porém, do mesmo modo pode deixar de existir em segundos.
É por isso que você realmente deve pensar bem antes de sacrificar sua vida fazendo o que não gosta ou iludido com uma pseudo estabilidade. O mundo é muito grande, guerras estão acontecendo, epidemias de doenças altamente contagiosas estão matando milhares de pessoas nesse momento, como o que está acontecendo no continente africano com o ebola. Pense fora da caixa e faça escolhas conscientes para que sua luta seja por seus verdadeiros sonhos e desejos e não pelas falsas convencionalidades da sociedade. Não quero que você viva aterrorizado ou que seja inconsequente, apenas não se esqueça de que a segurança é uma ilusão.
Embora a força e a inteligência ajudem, em situações extremas, é a capacidade de adaptação que será decisiva. A série mostra que a sobrevivência dos integrantes do grupo exige mudanças e adaptações incessantes tanto na forma de pensar quanto nas maneira de se defender. Não há escolha razoável além de se adaptar e seguir em frente, mesmo que você sobreviva a perda das pessoas que mais ama no mundo.
(esse item contem spoiler)
O ser humano, em sua essência, busca dar sentido a tudo o que acontece a sua volta. As pessoas buscam respostas e como pode ser confortável quando alguém toma decisões em seu lugar, promete segurança e fornece as regras que devem ser seguidas.
Frente a situações de desespero fica ainda mais fácil para grandes manipuladores assumirem cargos de poder e tornarem-se líderes de grandes grupos com suas promessas e respostas.
Na série o personagem do “Governador”, um charmoso psicopata mostra claramente como pessoas com esse perfil vendem uma imagem ao público e tomam decisões completamente diferentes e de acordo com seus interessem pessoais em outras esferas de sua “governança”. Entretanto, é com seu charme e após conquistar a confiança das pessoas, que realizam as maiores atrocidades.
Sinto dizer, meus amigos, mas psicopatas são 4 % da população mundial e gostam muito de cargos de chefia e poder, como os altos cargos políticos. O “Governador” pode não ser tão diferente de inúmeros políticos, CEO´s e outros líderes que temos por aí. Verdadeiros lobos em pele de cordeiro. Estejam atentos.
Por mais adversas que sejam as condições de vida e a realidade, a maioria das pessoas não perde a esperança e simplesmente continua lutando para sobreviver e para reaver o seu direito à humanidade. Na primeira oportunidade, pequenos grupos sociais novamente são criados com papeis e funções definidas na tentativa do restabelecimento mais rápido possível da humanidade abalada.
Seja com fatos ficcionais, seja por analogia, seja por mera identificação, mesmo quando assistimos TV não precisamos ser passivos e acríticos. Os artistas e criadores do que é novo são mensageiros de novas perceptivas de ver o mundo. Devemos estar abertos para seus trabalhos e para suas mensagens. Artistas são visionários e merecem todo o nosso respeito.
O cantor Agnaldo Rayol, uma das vozes mais emblemáticas da música brasileira, faleceu nesta segunda-feira,…
Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…
A minissérie brasileira que atingiu o primeiro lugar no TOP 10 da Netflix retrata um…
O ciúme retroativo é uma forma específica e intensa de ciúme que pode prejudicar seriamente…
Este comédia romântica da Netflix com uma boa dose de charme e algumas cenas memoráveis…
Baseado em uma história real de tirar o fôlego, este filme de ação estrelado por…