O Sesc São Paulo está realizando uma série dedicada à sétima arte, o Cinema #EmCasaComSesc, que promove exibição gratuita de filmes clássicos em streaming com curadoria do CineSesc. Toda semana, novos títulos são disponibilizados. No pacote de filmes exibidos no projeto, há produções de inegável qualidade artística que podem ser pouco conhecidas entre o grande público, como o longa ‘Cría Cuervos’, do genial cineasta espanhol Carlos Saura, que nos deixou em fevereiro deste ano.
Em ‘Cría Cuervos’, Carlos Saura analisa as relações familiares durante o franquismo por meio da história de Ana (Geraldine Chaplin) e suas tristes lembranças de 20 anos atrás, quando aos nove anos, ela vê seus pais falecerem em um curto espaço de tempo. Sozinha, Ana pensava ter um estranho poder sobre a vida e a morte de seus familiares.
O longa de 1976 é ao mesmo tempo doce e brutal, assim como o olhar da pequena Ana, interpretada brilhantemente pela atriz Ana Torrent, que parece travar com a câmera o mais sincero e doloroso diálogo. Ao longo de 110 minutos, o espectador é levado a experimentar a tristeza, a solidão e o abandono pela perspectiva desta criança que resiste em ignorar as próprias dores em nome de uma falsa ideia de normalidade. Ela ainda sente, ela não se esquece.
Cría Cuervos é um tratado sobre as dores invisíveis da infância, e para além disso, uma experiência cinematográfica que provoca, que causa inquietações, que deixa marcas. É atemporal e inesquecível.
Os interessados em conferir gratuitamente essa obra-prima do cinema espanhol precisam se adiantar, afinal o longa fica disponível no Sesc digital até 23/05/2023.
Você pode assistir ao filme acessando este link.
***
Felipe Souza para a CONTI Outra.