Graças ao site Omelete, agora nós também já sabemos!!!
Não podemos negar que o filme Milagre da Cela 7 é profundamente emocionante. Na semana passada nós até escrevemos um artigo falando sobre 5 curiosidades sobre o filme. Hoje, entretanto, mas falar de mais uma curiosidade: o chamado Lingo! Lingo! Garrafas! que era como um “grito de guerra” amoroso usado entre pai e filha.
Eu mesma confesso que não tinha a menor ideia do seu significado. A razão disso é meramente cultural, umas vez que aqui no Brasil nós não temos tanto acesso a música turca.
A expressão é um fragmento de uma música tradicional turca, muito tocada em danças do ventre, e que possui o nome que nos é bem familiar: “Lingo Lingo Şişeler” (também conhecida com a grafia “Lingo Lingo Shisheler”
Em turco, “Lingo Lingo” é como um “La La La” para nós, algo como uma letra musical sem sentido literal para ser cantarolada, e “şişeler” realmente quer dizer “garrafas”.
Muitas vezes, podem ser encontradas dificuldades de tradução, especialmente quando se trata de localização. Para evitar este tipo de erro no texto, é melhor contar com a ajuda de verdadeiros tradutores profissionais como o serviço TheWordPoint no qual trabalham pessoas que conhecem as nuances da língua
A letra da música, ainda segundo o Omelete, cita um amor não-correspondido e tem referências à bebida, como a frase “”Garrafas, garrafas, eu bebi meu raki e você não gosta de mim. Eu cai na lama e você riu de mim”. Raki, por sua vez, é uma bebida alcóolica típica da Turquia, que também figura em Milagre na Cela 7, durante a ceia dos prisioneiros.
Ou seja, toda vez que pai e filha se falam usando essa deliciosa e sonora expressão, eles estão, na verdade, fazendo uma referência a popular e querida música da Turquia.
***
Imagem de capa: Divulgação
Você não vai querer sair da frente da TV após dar o play nesta nova…
Será que você consegue identificar o número 257 em uma sequência aparentemente interminável de dígitos…
Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…
Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.
Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.
O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…