Ludmila Dayer, de 39 anos, usou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira (28) para falar sobre o seu diagnóstico de esclerose múltipla. Segundo a atriz, a doença foi causada pelo vírus EBV (Vírus Epstein–Bar).
Cerca de dois milhões de pessoas no mundo convivem com a esclerose múltipla. Só no Brasil, são mais de 30 mil pessoas, de acordo com o Ministério da Saúde. A doença é autoimune e atinge o sistema nervoso central: pode prejudicar a visão, a fala, a audição e os movimentos.
Ludmila revelou que há cerca de dois anos começou a se sentir muito mal. “Era uma pessoa que praticava muitos esportes, eu malhava, achava que tinha saúde. “e repente, meu corpo começou a ficar esquisito.”
A atriz conta que, em 2020, começou a perder a cognição e visão e ter muita fraqueza. Ao longo de um ano, ela enfrentou uma bateria de exames sem conseguir um diagnóstico. “Quando ninguém fala o que você tem, você acha que está ficando maluca”, disse.
No início do ano, Ludmila recebeu o diagnóstico de esclerose múltipla, causada pelo vírus EBV. “Meu mundo caiu”, disse. “Eu estou no auge do meu trabalho, de projetos, estou começando a dirigir agora…”
“Eu comecei a estudar o que eu tinha e comecei a desmistificar muita coisa em relação a doença”, disse. Por recomendação médica, ela mudou a sua alimentação. “Comecei a ver que certos alimentos causam inflamação no corpo e outros desinflamam o corpo.”
“Já na primeira semana eu já consegui perceber que as minhas conexões melhoraram um pouco”, disse. Dentro desse novo protocolo médico, ela eliminou da sua dieta itens como glúten, ovo, carne e álcool.
***
Redação Conti Outra, com informações do g1.
Fotos: Reprodução/Instagram.
Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…
Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…
Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…
O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…
Christopher Michael Langan, cujo QI é superior ao de Albert Einstein e ao de Stephen…
O filme, que já figura entre os pré-selecionados do Oscar 2025 em duas categorias, reúne…