curiosidades

Lupita: a vovó que aprendeu a ler e escrever aos 96 e quer continuar estudando

A protagonista dessa história é Lupita Palacios, uma doce vovó que pertence à comunidade indígena Vicente Guerrero, no estado de Chiapas, no sul do México. Ela tornou-se conhecido aos 96 anos, após aprender a ler e a escrever para recuperar o tempo perdido.

De acordo com o The Lost Book Club, Lupita decidiu mudar de vida e, aos 96 anos, retomou os estudos depois de décadas sem ir à escola. Agora, seu próximo objetivo é terminar o Ensino Médio. “Aos poucos estou aprendendo a ver como posso servir a esta terra sagrada”, comentou.

Vovó Lupita explicou que estava motivada para os estudos, pois tinha muita curiosidade em saber o que diziam os jornais e livros, por isso foi ao Instituto Chiapaneco de Educação de Jovens e Adultos, e assim retomou os estudos para sair do analfabetismo.

“Lá eu procurava qualquer coisinha, para ver se conseguia decifrar”, comentou Lupita enquanto lia um jornal de Chiapas. “Em seis meses concluí o ensino médio, tudo o que me motivou foi querer saber, ler, escrever e servir”, acrescentou ela com entusiasmo.

Lupita relatou que havia perdido o interesse pela educação desde que seus pais afirmaram que “a escola era uma perda de tempo”. Além disso, ela confessou que lhe dava “preguiça” ir para a escola quando podia passar seu tempo brincando entre as árvores. Já adulta, sem ter concluído seus estudos, Lupita começou a trabalhar como comerciante e empregada doméstica e foi uma das fundadoras do Mercado Cinco de Mayo na cidade de Tuxtla Gutiérrez, em Chiapas.

“Ao estudar, posso aprender a história do México. Já vivi pessoalmente a história de Chiapas: os sofrimentos, os fracassos, a pobreza. Não acredite que aqui em Chiapas as pessoas vivem na glória. Aqui você tem que ir trabalhar para ter batatas (para comer)” , refletiu na entrevista.

Porém, com a mesma convicção e firmeza com que começou a trabalhar desde jovem, Lupita avançou e conquistou novos desafios ao aprender a ler e escrever aos 96 anos. Agora ela se tornou um magnífico exemplo a ser seguido por seus seis filhos, seus muitos netos, seus bisnetos e tataranetos, e até mesmo para milhares de pessoas que souberam de sua história por meio da cobertura da mídia.

“Eu me sinto muito bem, como você pode ver. Como lhes digo, aos poucos estou aprendendo a ver como posso servir nesta terra sagrada aos 96 anos de idade. A realidade é que quero continuar estudando, continuar conhecendo a lei da vida”, concluiu com firmeza.

***
Redação Conti Outra, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

O romance apimentado da Netflix que é ideal para assistir tomando uma taça de vinho

Um filme intensamente sedutor para assistir no conforto da sua privacidade depois de colocar as…

2 dias ago

Novidade na Netflix: A série cheia de reviravoltas que conquistou o público e não sai do TOP 10

Esta série não sai do TOP 10 da Netflix desde a sua estreia; saiba os…

2 dias ago

Por que casais falam com voz de bebê?

Se você já presenciou um casal adulto conversando em tons infantis, com vozes suaves e…

3 dias ago

Nova série de suspense da Netflix tem 6 episódios viciantes e um desfecho surpreendente

Você não vai querer sair da frente da TV após dar o play nesta nova…

3 dias ago

Somente 3% das pessoas é capaz de encontrar o número 257 na imagem em 10 segundos

Será que você consegue identificar o número 257 em uma sequência aparentemente interminável de dígitos…

3 dias ago

Com Julia Roberts, o filme mais charmoso da Netflix redefine o que é amar

Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…

3 dias ago