A situação é inusitada e rara, mas aconteceu de novo! Um bebê nasceu segurando o DIU usado pela mãe para não engravidar. Dessa vez, o caso aconteceu no Rio de Janeiro. O menino Bernardo nasceu no último domingo (4) pesando 3,175kg.
A foto que mostra o bebêsegurando o DIU foi registrada pela fotógrafa Michelle Oliveira.
A mãe, Paula Escudero, engravidou três anos depois de ter colocado o dispositivo intrauterino.
“Descobri que estava grávida pelo atraso da menstruação e inchaço nos seios, mas não levei muita fé porque estava com o DIU. Na verdade já tinha engravidado fazendo o uso de pílula, então achei que dessa vez seria mais seguro. Mas fiz o teste da farmácia e deu positivo. Foi um susto”, disse Paula ao Catraca Livre.
Depois de sofrer alguns sangramentos no primeiro trimestre, a gestação correu de maneira tranquila. “Minha bolsa estourou com 36 semanas e no momento do nascimento foi tudo perfeito. Foi um parto de cesárea, meu filho nasceu super bem”, diz Paula.
Vale destacar que casos como esse em que o DIU falha como método contraceptivo são raros, mas quando acontecem, geralmente, não implicam em nenhuma malformação fetal, tampouco em lesões nesses recém-nascidos. Isso porque o dispositivo fica grudado na parede do útero enquanto o bebê fica protegido dentro da bolsa amniótica.
***
Redação Conti Outra, com informações de Catraca Livre.
Foto destacada: Michelle Oliveira.