Manifestantes lançaram sopa hoje na “Mona Lisa”, uma das obras de arte mais renomadas mundialmente, exposta sob vidro blindado no Museu do Louvre, em Paris.
Um vídeo registrou o momento em que duas pessoas arremessaram sopa na pintura do século 16. Elas desafiaram as barreiras de segurança, clamando por “alimentação saudável e agricultura sustentável”. Ambas vestiam camisetas com a inscrição “Resposta Alimentar”. “O que é mais crucial, a arte ou o direito a alimentos saudáveis e sustentáveis? Nosso sistema agrícola está debilitado”, exclamou uma das ativistas em francês.
Embora seja improvável que a obra-prima de Leonardo da Vinci tenha sofrido danos, a “Mona Lisa” está resguardada sob um vidro à prova de balas, instalado em 2005 na sala que a abriga (Salle des Etats).
Funcionários do Louvre rapidamente tomaram medidas, colocando painéis pretos para evitar filmagens do público e esvaziaram a sala para limpeza. Apesar de ataques recentes a outras obras por ativistas do clima, que afirmam não ter a intenção de danificar as peças protegidas, o protesto busca chamar a atenção para questões relacionadas à agricultura sustentável.
Esta não é a primeira vez que a “Mona Lisa” é alvo de um ataque. Em 2022, um homem jogou bolo na pintura, exortando os presentes a “pensarem no planeta”. Naquela ocasião, ele foi detido e encaminhado para avaliação psiquiátrica.
A ação de domingo coincide com a revolta dos agricultores franceses, que há dias bloqueiam extensas rodovias, reivindicando melhores salários, menos regulamentações ambientais e maior protecionismo.
***
Redação Conti Outra, com informações do Notícias/UOL.
Foto destacada: Reprodução.
Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…
Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…
Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…
O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…
Christopher Michael Langan, cujo QI é superior ao de Albert Einstein e ao de Stephen…
O filme, que já figura entre os pré-selecionados do Oscar 2025 em duas categorias, reúne…