O fotógrafo e artista sueco Erik Johansson criou um portfólio de fotografias incrivelmente surreais, usando uma combinação de recursos visuais, fotografias originais e edições no Photoshop.
Johansson começou a pintar e desenhar desce muito cedo, influenciado por sua avó, que era pintora. Ele ganhou sua primeira câmera digital com 15 anos de idade, quando um mundo inteiramente novo se abriu em sua vida. Enquanto estudava fotografia, ele adquiriu forte interesse pelo surrealismo e, por meio de manipulações fotográficas, passou a criar cenários vívidos e surreais.
O sueco transforma paisagens naturais autênticas em fotos maravilhosamente genuínas e complexas, nas quais fantasia e realidade se complementam.
Cada imagem é criada a partir de várias partes de outras fotografias, e todas são manipuladas minuciosamente por Johansson em programas de edição e design (como o Photoshop). As composições do fotógrafo distorcem o mundo natural e desafiam as leis da física.
Por um lado, seu trabalho é inacreditável; por outro, os retoques fazem parecer que as fotos são de fato reais.
O processo de criação adotado por Johansson não é tão simples. Primeiramente, a imagem é desenhada a partir de uma ideia básica. Em seguida, ele planeja tudo o que é necessário para montar o cenário, e identifica quais são os locais adequados para fotografar. Estes locais formam a estrutura para a foto, o que ele chama de “matérias-primas”. Depois, ele adiciona e organiza os materiais que farão parte do cenário, tais como modelos de papelão e tintas, que também são fotografados. A parte final é mixar as fotos. Esse processo todo pode levar semanas ou meses, e funciona, mais ou menos, como a montagem de um quebra-cabeça. Segundo o fotógrafo, esse serviço é bastante divertido, embora ardiloso.
As imagens de Johansson são muitíssimo bem manipuladas. Veja:
Você não vai querer sair da frente da TV após dar o play nesta nova…
Será que você consegue identificar o número 257 em uma sequência aparentemente interminável de dígitos…
Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…
Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.
Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.
O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…