Marcos Mion causou polêmica nas redes sociais após tecer críticas ao Governo Federal ao analisar o desempenho dos atletas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O comunicador fez declarações apontando suposta falta de incentivo do poder público e acabou divulgando fake news sobre salários de atletas.
Em um vídeo publicado em seu perfil no Instagram, o apresentador do “Caldeirão com Mion” (TV Globo) lamenta as derrotas dos atletas em Paris e apresenta dados de fonte duvidosa.
“Tá me partindo o coração ver os nossos atletas olímpicos pedindo desculpas por não terem ganhado medalha, por terem perdido. Queridos atletas, parem, por favor. Cabeça erguida!”, começou ele no vídeo.
“Vocês só merecem aplausos, vocês só merecem reconhecimento. Se alguém tem que pedir desculpas, é o nosso governo, que não construiu um histórico, não construiu uma tradição de investimento no esporte, não vocês”, continuou o apresentador, que usou dados de um site não confiável para falar sobre a bolsa dos atletas brasileiros.
“A média de salário de um atleta no Brasil em 2024 é de R$ 2.000 por mês, no site salario.com. Mesmo assim, a gente vê em todas as Olimpíadas nossos atletas disputando e ganhando medalhas. Isso, pra mim, é surreal, mostra o tamanho do coração do povo brasileiro. Mostra que a gente tem muita garra”, disparou ele, que citou as medalhas conquistadas por Isaquias Queiroz e Rayssa Leal como a prova do potencial do Brasil nos jogos.
O vídeo de Mion acabou despertando uma onda de críticas nas redes siciais, com internautas apontando imprecisões nos dados apresentados por ele e relembrando o passado do apresentador com o ex-presidente Jair Bolsonaro, que extinguiu o Ministério do Esporte em sua gestão. Dentre algumas lembranças, os internautas resgataram a imagem de uma reunião realizada em 2020, quando o apresentador se encontrou com o ex-presidente para defender a causa de pessoas autistas.
“Lembrando que o Governo Bolsonaro extinguiu o Ministério do Esporte e ainda teve corte de investimento para os atletas… Esquecimento seletivo, hein?”, detonou um internauta no X, antigo Twitter.
“Pare de passar vergonha, cara! O seu ‘minto’ cortou o bolsa atleta e extinguiu o Ministério dos Esportes. O Lula agora retornou o benefício!”, disparou outra usuária do microblog.
“O apresentador da Globo, Marcos Mion, colocando a culpa no Lula. Como sempre, bolsominion não procura se informar”, criticou mais um.
Onde você estava, Mion @marcosmion, quando isso aconteceu? pic.twitter.com/joTuqmQGDm
— Pastor Mala (@Prmalaoficial) July 31, 2024
Diante das críticas, o apresentador corrigiu a legenda do seu vídeo que viralizou e colocou um número diferente do que havia sido divulgado anterior, com o dobro do valor inicial.
“*Os dados do vídeo estavam desatualizados. O salário correto de julho de 2024, segundo o site salarios.com, é R$4.580,59”, reconheceu ele.