Material escolar: um assunto que nem sempre se encaixa

Por Adriana Vitória

É indiscutível. O Brasil definitivamente é um país que não tem nenhum comprometimento com a Educação.

Aqui, somos obrigados a colocar os nossos filhos em escolas particulares, com mensalidades que variam de 500 a absurdos milhares de reais porque, apesar dos altos impostos que pagamos, os governos das últimas décadas se esforçaram em deteriorar de tal maneira o ensino das escolas públicas que ficamos praticamente sem alternativa.

No começo do ano já sabemos, além da mensalidade e da taxa de rematrícula, também recebemos a lista de material escolar com itens que, muitas vezes, nossos filhos nem vão usar. Alguns dos materiais listados chegamos a nem conhecer.

Mas a coisa não para por aí, pois, além de todo esse abuso, e parece que já estamos acostumados com isso, ainda temos que gastar em torno de mil reais com apostilas, o que, na minha opinião, já é abuso demais!
Não sei nos outros Estados, mas no Rio a editora que reina no mercado é a FTD. Cada apostila gira em torno de noventa reais, enquanto um bom romance de 300 páginas custa, em média, quarenta e cinco reais.
Onde fazem estes livros? Será que são importados? Por mais que saibamos dos direitos autorais e outros recursos complementares disponibilizados online ainda não consigo deixar de me questionar sobre qual seria a margem de lucro nisso tudo. E reforço, eu mencionei uma editora, mas ela é só um exemplo do que acontece em escala nacional.

O pior de tudo isso é ver a atitude arrogante de pais que acham um absurdo a reciclagem desse material porque, embora se recusem a usar esses termos, pensam que aproveitar o material no ano seguinte para outra turma, é “coisa de pobre”. Não reciclar, sim, é pobreza de espírito e denota falta de compromisso com o equilíbrio ecológico em nosso planeta. Mas, claro! Bons exemplos vindos do chamado primeiro mundo são “fora de moda”, por isso continuamos sendo do terceiro mundo.

E me vejo falando sozinha quando reivindico o óbvio, porque nesta nação tupiniquim reivindicar também é coisa de pobre. E, enquanto a classe média assim entender, não só a Educação, mas todos os serviços essenciais do Estado estarão entregues às traças da corrupção, cabendo aos pobres infelizes que não conseguem custear tais serviços meras sobras, sujas e infectadas da miséria moral de quem nos governa.

Dá status gastar mil e duzentos reais em material escolar e é chique se calar diante dos absurdos.
Com certeza o dinheiro mudou de mãos, os valores éticos e morais foram invertidos e a Educação neste país virou coisa do passado. E, se me permitem uma última consideração, diria que aquele que pode, que tem voz e se cala, não se solidarizando com os seus, por mais que se julgue maior ou mais, mesmo que de tudo o que digo ache graça: ele também é traça.

Revisão de conteúdo: Nara Rúbia Ribeiro e Josie Conti

Adriana Vitoria

Mineira de alma e carioca de coração, a artista plástica, escritora e designer autodidata Adriana Vitória deixou Belo Horizonte com a família aos seis meses para morar no Rio de Janeiro. Se profissionalizou em canto, línguas e organização de eventos até que saiu pelo mundo sedenta por ampliar seus horizontes. Viveu na Inglaterra, França, Portugal, Itália e Estados Unidos. Cresceu em meio à natureza, nas montanhas de Minas, Teresópolis, Visconde de Mauá, e do próprio Rio. Protetora apaixonada da Mata Atlântica e das tribos ao redor do mundo, desde a infância, buscou formas de cuidar e falar deste frágil ambiente e dos seres únicos que nele vivem.

Recent Posts

7 atitudes que fazem as pessoas te respeitarem automaticamente

Pequenas ações diárias podem transformar completamente a forma como você é percebido pelas pessoas.

16 horas ago

Grávida de Taubaté ressurge na mídia 13 anos após fim da farsa; veja como ela está agora

Maria Verônica Aparecida Santos, a “Grávida de Taubaté”, decidiu reaparecer publicamente após 13 anos afastada…

16 horas ago

Especialista em linguagem corporal desvenda significado de gesto do filho de Trump na posse

Barron Trump chamou atenção na cerimônia de posse do pai ao fazer um gesto curioso.…

2 dias ago

Filme romântico que chegou na Netflix vai aquecer seu coração e melhorar seu dia

Um filme doce, charmoso e divertido que oferece um descanso para o cérebro e faz…

2 dias ago

Pescadores se chocam ao descobrir restos mortais de criatura bizarra em pântano

Os pescadores dizem nunca terem visto nada parecido antes e descrevem o ser como "assustador"…

2 dias ago

Itens de luxo e viagens caríssimas: o que Fernanda Torres pode ganhar caso seja indicada ao Oscar

A atriz, que foi presenteada com mimos avaliados em até 1 milhão de dólares ao…

2 dias ago