Entender que existem outras realidades muito diferentes da sua já é um passo gigantesco na direção de estabelecer relações e práticas mais empáticas. Mas um médico do Sistema Único de Saúde (SUS) foi além e tomou uma atitude que pode parecer simples, mas não por isso menos inusitada e comovente. Depois de ouvir alguns de seus pacientes reclamando de fome, Genilson Gomes Carneiro Filho ofereceu café da manhã e lanches para as pessoas que aguardavam atendimento.
Genilson é médico ginecologista formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e atua na área desde 2015. Ao SF Notícias, ele contou que os pacientes chegam muito cedo para garantir a senha.“Por isso tive a ideia de em todas as consultas agora ter esse lanchinho. Que foi sim financiado por mim”, revela.
O caso, que aconteceu no último sábado (18), em São Fidélis (RJ), causou surpresa, principalmente porque, na ocasião, Genilson estava atendendo em pleno sábado.
Ele explica que a campanha Outubro Rosa despertou o gatilho para atender aos sábados. De acordo com o médico, o dia teve boa aceitação dos pacientes “por ser um dia em que muitos não trabalham e podem vir ao médico”.
Carneiro atende, em média, 50 pessoas por dia e caiu nas graças do povo pelo afeto e atenção aos problemas e queixas dos pacientes. Ele mora na capital fluminense e todo o sábado roda mais de 300 quilômetros até São Fidélis. Genilson Gomes destaca a capacidade técnica e “principalmente o amor. Atendo todos com amor”.
Empatia é tudo, não é mesmo? O cuidado e o amor com o próximo deveriam ser a regra, e não a exceção. Que mais atitudes como a do médico de São Fidélis possam florescer pelo país!
***
Redação CONTI outra. Com informações de Hypeness