Não é a primeira vez que a plataforma de streaming Netflix investe em uma série que aborda a temática do Transtorno do Espectro Autista. Há alguns anos tivemos o caso de Atypical, por exemplo.
Dessa vez, entretanto, seguindo o sucesso dos doramas- famosos dramas coreanos também também chamados K-drama, a plataforma acertou em cheio com UMA ADVOGADA EXTRAORDINÁRIA, uma série de televisão sul-coreana. A série não é exatamente nova, pois foi lançada em 2022, entretanto, o que importante é que as pessoas que ainda não a conhecem tenham a oportunidade de assisti-la.
Números incríveis
A série tem como figura central a advogada Woo Young Woo, uma jovem de 27 anos com síndrome de Asperger que, após formar-se com honras na universidade de Seul, consegue um emprego em um grande escritório de advocacia local.
Segundo a Wikipedia, A série foi o programa não-inglês mais visto globalmente na Netflix nas semanas de 4 a 10 de julho e 11 a 17 de julho, registrando 23,9 milhões e 45,5 milhões de horas visualizadas e ficando no Top 10 em 12 e 22 países, respectivamente.
Deixe a leveza te surpreender
O roteiro é amarrado de forma a mesclar cenas que mostram as dificuldade que um uma pessoa com o diagnóstico do espectro autista, mesmo que genial como a protagonista Woo Young Woo, enfrenta. Da mesma forma, também retrata a situação dos amigos e familiares. Momentos difíceis, estranhamentos, sutilezas repletas de comicidade. É tudo muito bem balanceado para que os episódios, que tem 64 – 82 minutos, sejam assistidos de maneira agradável e ainda deixem um gostinho de quero mais.
Inspirada em um caso real
O portal de notícias Hankook Ilbo divulgou que que os criadores de UMA ADVOGADA EXTRAORDINÁRIA se inspiraram na cientista americana Temple Grandin. Temple Grandin é uma psicóloga e zootecnista americana autista que revolucionou as práticas para o tratamento racional de animais vivos em fazendas e abatedouros. Contudo, no caso da série, os autores optaram, dpor seguir a produção com a protagonista sendo um gênio jurídico.
Veja o trailer:
Todas as imagens: reprodução/divulgação Netflix