curiosidades

Morador instala pia comunitária na calçada de casa para incentivar higiene pessoal durante pandemia

Com o crescente número de pessoas furando a quarentena e desrespeitando as recomendações de higiene pessoal da OMS – Organização Mundial de Saúde – , o país vive sob a ameaça de que os casos de coronavírus possam crescer na mesma proporção nos próximos dias. Diante desta situação, muitas pessoas têm assumido para si a responsabilidade de fazer algo para contribuir para uma mudança neste cenário. Um destes casos é o de um morador da cidade de Itapira, no interior de São Paulo, que construiu uma pia do lado de fora da sua casa para conscientizar as pessoas que passam pelo local a lavar as mãos e tentar evitar o contágio do coronavírus. A estrutura foi instalada na calçada e conta com água e sabão para reforçar a higiene pessoal.

Rogério Rodrigues, que é trabalhador autônomo, construiu o sistema utilizando restos de materiais de construção. Ele contou ao G1 que, devido ao fechamento de estabelecimentos por conta da quarentena no município, o acesso a banheiros e outros serviços foi afetado, o que reforça a necessidade da população ter uma opção para lavar as mãos.

A casa de Rogério está localizada no Centro de Itapira, onde há muita circulação de pessoas.De acordo com ele, a pia chega a ser utilizada até de madrugada.
Junto da pia foi instalada uma placa que conscientiza os usuários e orienta sobre o uso da pia comunitária. “Juntos somos mais fortes, use com responsabilidade. Feche a torneira e deixe sabão para o próximo. Grato”, diz o aviso.

“A ideia surgiu pela responsabilidade social que todos nós temos que ter, […] é muito gratificante você fazer a sua parte” conta o morador.
Se você gostou da ideia do Rogério, que tal também fazer algo para tentar conscientizar as pessoas da sua comunidade sobre a importância dos cuidados com a higiene pessoal? Não, não estamos sugerindo que você instale uma pia em frente à sua casa. Um post nas suas redes sociais, ou uma mensagem a um amigo no Whatsapp já basta. Neste momento, qualquer ajuda é necessária para que possamos sair logo desta situação. Fica a dica!

***
Redação CONTI outra. Com informações de G1
Foto: Reprodução/EPTV1

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Noivos fazem casamento no cemitério e dividem opiniões na internet

Uma cena inusitada e carregada de simbolismo marcou o Cemitério da Saudade, em Sumaré (SP),…

11 horas ago

Igreja usa IA para simular Jesus em confessionário e gera polêmica

Na charmosa cidade de Lucerna, às margens do Lago dos Quatro Cantões, encontra-se a histórica…

11 horas ago

“Eu comprava coisinhas na Shopee e hoje fecho publicidades de mais de R$ 30 mil”, diz Jeniffer Castro

Jeniffer Castro, bancária que ganhou notoriedade após se recusar a trocar seu assento na janela…

23 horas ago

Você conhece o dorama proibido para menores que está escondido na Netflix?

A mais ousada e provocante das séries japonesas disponíveis na Netflix talvez ainda não tenha…

1 dia ago

7 hábitos diários que podem estar te impedindo de seguir em frente

Muitas vezes, a sensação de estagnação, aquela percepção de que não estamos progredindo em nossas…

1 dia ago

Saiba qual é a posição ideal do ventilador para refrescar o ambiente

Com as temperaturas em alta, encontrar formas econômicas e eficientes de aliviar o calor é…

2 dias ago