A pandemia de coronavírus que assola o mundo parece ter surgido para jogar luz sobre todos as mazelas sociais do nosso país. Inclui-se aí a falta de saneamento básico em diversas regiões ‘menos privilegiadas’ do nosso território. Acontece que, nesses locais, a falta de acesso às condições de higiene pode facilitar a disseminação do novo vírus.
Cientes dessa realidade, os moradores da favela Santa Marta, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, decidiram ‘arregaçar as mangas’ e trabalhar por conta própria na higienização da área.
O trabalho teve início na tarde do último domingo, dia 05. Os esforços dos moradores foram registrados em um vídeo que tem rodado na internet, expondo uma realidade dura: quando o Estado não age, a população é obrigada a dar o jeito que pode para se preservar.
Thiago Firmino, que é empreendedor e guia de turismo na favela, contou ao site G1 que os trabalhos de sanitização foram iniciados na parte alta da comunidade. Ainda de acordo com ele, a ideia surgiu com o exemplo do que viu na China.
“Conversei com uns amigos meus, eles pagaram os equipamentos e eu comprei luva, materiais simples, e consegui algumas doações para materiais químicos, que vão acabar. A nossa favela é a primeira do Brasil sanitizada com os mesmos equipamentos da China, pelos moradores”, disse ele.
Thiago contou com a ajuda de empresários para conseguir doações de produtos mais eficientes para realizar a sanitização na favela, usando o quaternário de amônio como referência.
“O ideal era a gente usar quaternário de amônio de quinta geração. A gente não tem essa verba, a gente queria. Então a gente tá utilizando água sanitária, hipocloreto de sódio. A gente está precisando muito de apoio para comprar o quaternário de amônio, até para comprar mais EPIs pros voluntários”.
De acordo com Thiago, doações podem ser feitas entrando em contato com o telefone (21) 99177-9459.
***
Redação CONTI outra. Com informações de G1
Imagem de capa: Voluntários e moradores realizam sanitização na favela Santa Marta, no Rio de Janeiro — Foto: Thiago Firmino/Arquivo Pessoal
Uma cena inusitada e carregada de simbolismo marcou o Cemitério da Saudade, em Sumaré (SP),…
Na charmosa cidade de Lucerna, às margens do Lago dos Quatro Cantões, encontra-se a histórica…
Jeniffer Castro, bancária que ganhou notoriedade após se recusar a trocar seu assento na janela…
A mais ousada e provocante das séries japonesas disponíveis na Netflix talvez ainda não tenha…
Muitas vezes, a sensação de estagnação, aquela percepção de que não estamos progredindo em nossas…
Com as temperaturas em alta, encontrar formas econômicas e eficientes de aliviar o calor é…