JORNALISMO

Morre Silvio Santos, ícone da televisão brasileira, aos 93 anos

Silvio Santos, um dos maiores ícones da televisão brasileira, faleceu aos 93 anos na madrugada deste sábado (17/8), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O apresentador havia sido internado novamente no início de agosto, poucos dias após receber alta médica devido a um quadro de H1N1.

Conhecido por seu carisma e talento como comunicador, Silvio Santos, cujo nome de nascimento era Senor Abravanel, deixa um legado imensurável na história da TV brasileira. O apresentador e empresário, que dedicou mais de 60 anos à televisão, será lembrado por seu papel fundamental na criação do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) e por seu programa homônimo, o Programa Silvio Santos, que estreou em 1963 e permaneceu no ar por décadas.

Nascido no Rio de Janeiro em 12 de dezembro de 1930, Silvio Santos começou sua trajetória como camelô, vendendo capas para títulos de eleitor nas ruas da capital carioca. Seu talento para a comunicação logo o levou para o rádio e, posteriormente, para a televisão, onde iniciou sua carreira em 1962 com o programa Vamos Brincar de Forca, na TV Paulista. A partir daí, a trajetória de Silvio no mundo do entretenimento se consolidou.

Em 1981, após anos de trabalho e dedicação, Silvio Santos fundou o SBT, que se tornou uma das principais emissoras de TV do país. Com uma grade inovadora e apostas ousadas, como a exibição do seriado mexicano Chaves e das novelas mexicanas, Silvio Santos transformou o SBT em um dos pilares da televisão brasileira. Além disso, foi responsável por lançar grandes nomes da TV, como Gugu Liberato, Celso Portioli, Eliana, Mara Maravilha, Maisa, e Larissa Manoela.

Em 1989, Silvio Santos surpreendeu o Brasil ao anunciar sua candidatura à Presidência da República, nas primeiras eleições presidenciais após a ditadura militar. Embora tenha conquistado grande apoio popular, sua candidatura foi impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral, e ele não pôde seguir adiante na disputa.

Silvio Santos deixa seis filhas, que seguirão o legado do pai no comando do SBT. Sua vida e carreira inspiraram uma série de televisão e um filme biográfico, O Rei da TV, com lançamento previsto para 5 de setembro.

O Brasil se despede de Silvio Santos, o “Homem do Baú”, cuja história se confunde com a própria história da televisão brasileira.

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Com Julia Roberts, o filme mais charmoso da Netflix redefine o que é amar

Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…

5 horas ago

O comovente documentário da Netflix que te fará enxergar os jogos de videogame de outra forma

Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.

14 horas ago

Nova comédia romântica natalina da Netflix conquista o público e chega ao TOP 1

Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.

15 horas ago

Marcelo Rubens Paiva fala sobre Fernanda Torres no Oscar: “Se ganhar, será um milagre”

O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…

1 dia ago

Série que acaba de estrear causa comoção entre os assinantes da Netflix: “Me acabei de chorar”

A produção, que conta com 8 episódios primorosos, já é uma das 10 mais vistas…

2 dias ago

Além de ‘Ainda Estou Aqui’: Fernanda Torres brilha em outro filme de Walter Salles que está na Netflix

A Abracine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) considera este um dos 50 melhores filmes…

2 dias ago