Morre “Thor”, cão-herói que atuou nas buscas em Mariana e Brumadinho

Os brasileiros perderam esta semana um herói de quatro patas. Thor, o cachorro do Corpo de Bombeiros que auxiliou nas buscas de vítimas soterradas nos desastres ambientais de Mariana e Brumadinho, morreu aos cinco anos e dois meses de idade.

O cão da raça border collie faleceu depois de sofrer com um quadro grave de leishmaniose e uma infecção no pâncreas que danificou o intestino dele, o que provocou uma hemorragia interna. Thor era um dos principais cães farejadores em situações de risco do Brasil e atuou em diversos desastres no estado de Minas Gerais.

O cachorro não levava à toa o nome de Thor, o deus dos trovões e das batalhas. Ele enfrentou diversos desastres ambientais e acidentes para salvar vidas e resgatar corpos.

 

“Graças à atuação dele inúmeras famílias puderam ter seus entes queridos localizados e velados. Thor era considerado uma referência nacional na localização de pessoas desaparecidas. O Thor nunca foi considerado como apenas um cão e, sim, como um Bombeiro Militar que verdadeiramente era”, informou o Corpo de Bombeiros por meio de nota.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Razões Para Acreditar (@razoesparaacreditar) em

Thor e vários outros cães foram utilizados nos resgates após o rompimento das barragens da Vale em Brumadinho, neste ano, e em Mariana, em 2015. O animal participou também do resgate do esportista francês Gilbert Eric Welterlin no Pico dos Marins, entre o estado de São Paulo e Minas Gerais, no ano de 2018. Além disso, ele foi um dos principais farejadores após o desabamento de um edifício no bairro de Mantiqueira, em Belo Horizonte.

Além dele, outro cachorro que atuou em Brumadinho também morreu este ano. Barney desapareceu ao saltar num rio em busca de vítimas de um acidente em Santa Catarina. Os bombeiros mineiros seguem realizando buscas em Brumadinho.

 

Via Razões para Acreditar

 







Ana, 20 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui matérias que são boas de se ler.