crítica social

Muçulmana foi retirada de voo e detida porque passageiro se disse desconfortável em sua presença

Amani al-Khatahtbeh é fundadora do site Muslim Girl e a primeira mulher muçulmana a concorrer ao Congresso em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Mesmo com tanta notoriedade, foi vítima de uma situação de flagrante preconceito por conta da sua religão.

Ela contou nas redes sociais que foi retirada de um voo da American Airlines no último sábado depois que um passageiro se disse desconfortável com ela no mesmo avião.

De acordo com Amani, a confusão começou logo na área de fiscalização do aeroporto. Ela relatou que o homem quis passar na frente dela enquanto ela ainda tirava os sapatos para passar no detector de metais.

“Quando eu disse que ele poderia esperar como todo mundo ele começou com um discurso de que ele era da primeira classe”, contou. Em seguida, o homem teria começado a empurrar os pertence dele antes dos dela na esteira de raio-x e depois passado no detector de metais antes de Amani.

“Eles não só não fizeram nada, como um oficial da TSA [Administração de Segurança de Transporte] teve a audácia de me dizer para ‘parar com isso’”, afirmou.

“Todos vocês sabem se eu, mulher muçulmana toda coberta, tivesse a audácia de ter um acesso de raiva e correr pelo segurança do TSA, eu teria sido presa, perdido meu voo, possivelmente teria sido acusada, etc”, desabafou Amani.

Quando já estavam no avião, o homem teria reclamado da presença dela. Logo depois, conta Amani, um gerente foi até ela e disse que a retiraria do voo porque havia um passageiro que não se sentia confortável em viajar com ela.

Nesse momento, a mulher decidiu gravar o ocorrido. “Eu também não me sinto confortável com aquele passageiro aqui, eu quero ele seja retirado também. Ou é porque ele é da primeira classe que não pode ser retirado?”, disse Amani ao funcionário.

Segundo o jornal New Jersey Herald, a muçulmana chegou a ser detida pelas autoridades e ficou cerca de quatro horas sob custódia. Após a repercussão do caso, o porta-voz da Autoridade Portuária afirmou que uma investigação sobre o ocorrido foi aberta.

Em nota ao jornal The Guardian, a American Airlines informou que está ciente do ocorrido e está “ trabalhando para entender o que ocorreu”. Ainda conforme a companhia, o voo partiu com uma hora de atraso e sem Amani.

***
Redação Conti Outra, com informações de Isto É.
Foto:

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Tire as crianças da sala antes de dar o play nesta série cheia de segundas intenções na Netflix

Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…

2 dias ago

Você não vai encontrar outro filme mais tenso e envolvente do que este na Netflix

Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…

2 dias ago

Trem turístico promete ligar RJ e MG com belas paisagens a partir de 2025

Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…

2 dias ago

Panetone também altera bafômetro e causa polêmica entre motoristas

O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…

2 dias ago

Homem com maior QI do mundo diz ter uma resposta para o que acontece após a morte

Christopher Michael Langan, cujo QI é superior ao de Albert Einstein e ao de Stephen…

3 dias ago

Novo filme da Netflix retrata uma inspiradora história real que poucos conhecem

O filme, que já figura entre os pré-selecionados do Oscar 2025 em duas categorias, reúne…

3 dias ago