JORNALISMO

Mulher indígena que luta pela conservação de seu território é eleita uma das mais influentes do mundo

Nemonte Nenquimo é uma equatoriana de 35 anos que faz parte do grupo indígena Waorani, que conquistou reconhecimento internacional por sua luta contra o Estado equatoriano para proteger sua comunidade e a natureza da extração de petróleo na Amazônia equatoriana.

O ímpeto da jovem a levou a liderar o processo judicial para suspender a exploração de petróleo que ameaçava sua comunidade e os direitos das nacionalidades indígenas em seu país.

contioutra.com - Mulher indígena que luta pela conservação de seu território é eleita uma das mais influentes do mundocontioutra.com - Mulher indígena que luta pela conservação de seu território é eleita uma das mais influentes do mundo

contioutra.com - Mulher indígena que luta pela conservação de seu território é eleita uma das mais influentes do mundocontioutra.com - Mulher indígena que luta pela conservação de seu território é eleita uma das mais influentes do mundo

Com a vitória da ação, milhares de pessoas de grupos ambientalistas e pró-indígenas comemoraram essa importante conquista que marca um antes e um depois na extração de petróleo na Amazônia.

O esforço de Nemonte a levou a ser reconhecida pela revista TIME como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo e pela BBC em sua lista de 2020 que comemora as 100 mulheres mais inspiradoras e influentes do mundo.

Além disso, Nemonte foi um dos vencedores do prêmio Goldman 2020, que é considerado o maior reconhecimento ambiental do mundo.

Diante disso, em entrevista ao Mongabay, Nemonte comentou “Representei milhões de indígenas que lutam pela natureza. Se eles me reconhecem, estão nos reconhecendo a todos”.

A luta incansável de Nemonte faz jus ao seu nome, que em sua língua nativa significa ‘estrela’ já que, como ela comentou na entrevista, seu nome foi dado a ela pela tia de seu pai que, ao vê-la ainda bebê, disse que ela era “Como uma estrela e que iria levar para o mundi a sua sabedoria e sua cultura”.

Isso é precisamente o que Nemonte conseguiu e continua com sua luta fervorosa para ter um futuro melhor para sua comunidade e para inspirar outras pessoas a cuidar e defender a natureza e os povos indígenas.

***
Redação Conti Outra, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

15 filmes fantásticos baseados em histórias que são reais

Filmes baseados em fatos reais são bons por, pelo menos, dois motivos. Em primeiro lugar, fazem com…

1 dia ago

Adolescência: Delegada revela códigos ocultos nos emojis usados na minissérie

“Os emojis são usados por grupos reais de jovens , muitas vezes como códigos velados…

2 dias ago

Mais uma ótima série de época na Netflix para quem sente falta de Bridgerton

Esta série disponível na Netflix tem sido comparada a outras produções de época, como "Bridgerton",…

2 dias ago

Luana Piovani expõe estratégia para não falir após multas por citar Pedro Scooby

A atriz abriu o jogo sobre as dificuldades que enfrentou durante o período em que…

2 dias ago

Novo filme romântico da Netflix é caloroso como um abraço e profundamente emocionante

Um filme que vai te conquistar logo nos primeiros minutos e te conduzir a uma…

3 dias ago

Mani Reggo, ex de Davi Brito, impressiona ao surgir de biquíni após abdominoplastia e 16 quilos a menos

Mani Reggo, de 42 anos, compartilhou, nesta terça-feira (25), um álbum de fotos na praia…

3 dias ago