Nemonte Nenquimo é uma equatoriana de 35 anos que faz parte do grupo indígena Waorani, que conquistou reconhecimento internacional por sua luta contra o Estado equatoriano para proteger sua comunidade e a natureza da extração de petróleo na Amazônia equatoriana.
O ímpeto da jovem a levou a liderar o processo legal para suspender a exploração de petróleo que ameaçava sua comunidade e os direitos das nacionalidades indígenas em seu país.
Com a vitória da ação, milhares de pessoas de grupos ambientalistas e pró-indígenas comemoraram essa importante conquista que marca um antes e um depois na extração de petróleo na Amazônia.
O esforço de Nemonte a levou a ser reconhecida pela revista TIME como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo e pela BBC em sua lista de 2020 que comemora as 100 mulheres mais inspiradoras e influentes do mundo.
Além disso, Nemonte foi um dos vencedores do prêmio Goldman 2020, considerado o maior reconhecimento ambiental do mundo.
Diante disso, em entrevista ao Mongabay, Nemonte comentou “Representei milhões de indígenas que lutam pela natureza. Se eles me reconhecem, estão nos reconhecendo a todos ”.
A luta incansável de Nemonte faz jus ao seu nome, que em sua língua nativa significa ‘estrela’, já que, como ela comentou na entrevista, seu nome foi dado a ela pela tia de seu pai que, ao vê-la como um bebê, disse que ela era “Gostam de uma estrela e quiseram que levassem a sua sabedoria e a sua cultura”.
Isso é precisamente o que Nemonte alcançou e continua sua luta fervorosa para ter um futuro melhor para sua comunidade e para inspirar outras pessoas a cuidar e defender a natureza e os povos indígenas.
***
Redação Conti Outra, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.