Quando fiquei gravida da Nara, fui avisar ao diretor da escola em que trabalhava na época a minha situação.
– … então, daí aconteceu que engravidei sem querer mas, claro, vou ter o bebê.
– Olha… – disse ele – Uma excelente maneira de acabar com uma excelente carreira é casando e tendo filhos… impressionante como vocês, mulheres, sabem estragar a vida de vocês.
Eu era quase vinte anos mais nova do que hoje. Era meu primeiro emprego e aquelas palavras me derrubaram. Os hormônios certamente ajudaram. Chorei como criança. Não porque achasse que minha vida seria estragada com filhos. Já tinha exemplos e espelhos a seguir. Sabia que daria conta do recado.
Fiquei arrasada por entender como esse mundo funciona. Por sentir na pele o que é ser mulher na sociedade em que vivemos. Estava apenas começando… entendi que não só teria que matar mais de um leão por dia como também teria que ter forças para carregar sempre um elefante nas costas.
E com o tempo eu entendi mais ainda o que é ser portadora dos cromossomos XX. Entrei para o mestrado. Engravidei do Yuki. Fiz o concurso para o cefet e passei. Escrevi a minha dissertação inúmeras vezes com ele mamando no meu peito e balançando o carrinho com o pé.
Com três filhos, trabalhando, fiz o doutorado, curso de italiano para ler minhas pesquisas acadêmicas, comecei as corridas de rua, não deixei de estar presente em todos os
momentos importantes dos meus filhos…
Hoje, separada, faço a gestão da casa sozinha. Meus três filhos não só moram comigo como contam com a minha presença para tudo. Assumi a coordenação de física no cefet, estou escrevendo meu décimo livro, estudando como nunca e me preparando para fazer um outro mestrado em antropologia e ao invés de cinco, correndo oito quilômetros três vezes na semana…
Enfim, uma excelente maneira de iniciar uma excelente carreira é apenas ter paixão e amor em tudo que faz. Meus filhos não atrapalharam em nada. Pelo contrário, fizeram essa caminhada muito mais divertida.
Faço questão de contar isso para que vocês, mulheres, entendam que para ser super homem precisa-se de capa e colocar cueca vermelha em cima da calça. Mas para ser mulher-maravilha… meninas, acreditem, para ser Mulher-maravilha, basta nascer mulher.
Jeniffer Castro, bancária que ganhou notoriedade após se recusar a trocar seu assento na janela…
A mais ousada e provocante das séries japonesas disponíveis na Netflix talvez ainda não tenha…
Muitas vezes, a sensação de estagnação, aquela percepção de que não estamos progredindo em nossas…
Com as temperaturas em alta, encontrar formas econômicas e eficientes de aliviar o calor é…
João Lucas Reis da Silva, pernambucano de 24 anos e atual número 401 do ranking…
"Está acontecendo algo", disse o prefeito de Washington Township sobre objetos que estão sendo vistos…