curiosidades

Mulher que passou 500 dias em caverna conta sobre experiência: “Nem queria sair”

Beatriz Flamini, uma atleta espanhola, passou 500 dias isolada em uma caverna no sul da Espanha sem contato com o mundo exterior, pessoas ou luz natural.

Ela deixou o local nesta sexta-feira (14) e contou que a experiência foi “excelente, insuperável”. Aos 49 anos, Flamini participou de um experimento que tinha como objetivo registrar as consequências para a saúde mental e física do isolamento humano.

Durante os 509 dias que ficou na caverna, Flamini ficou acompanhada apenas de livros, luz artificial e câmeras para gravar a experiência, mas não tinha telefone nem instrumentos para controlar o tempo. Sua alimentação era garantida por uma equipe técnica, que deixava sua comida em um ponto da caverna sem ter contato com a atleta.

Foto: Jorge Guerrero/ AFP

“Foi ótimo, nem queria sair hoje. Me dei muito bem comigo mesma”, declarou Flamini ao sair. “Estou há um ano e meio sem falar com ninguém, só comigo mesma”.

Flamini disse que nunca pensou em abandonar a missão, nem mesmo quando enfrentou uma invasão de moscas na caverna – o único episódio não previsto durante toda a experiência. Ela contou que teve lapsos de memória no período, o que já era esperado por especialistas que prepararam e acompanharam a missão.

A experiência será tema de um documentário da produtora espanhola Dokumalia, ainda sem data de lançamento. A caverna fica 70 metros abaixo do solo e a 10 quilômetros de Motril, na Andaluzia, região no sul da Espanha.

Foto: Jorge Guerrero/ AFP

Os organizadores revelaram que a experiência ocorreu de forma secreta e só foi revelada nesta sexta, quando a atleta deixou a caverna. Apenas parentes e amigos próximos sabiam onde ela estava. Flamini afirmou que não sabe o que aconteceu no mundo durante o tempo que esteve isolada.

“Eu não sei o que aconteceu no mundo […]. [Pra mim] continua sendo 21 de novembro de 2021”, disse. “E, ao ver todos vocês com máscara, para mim ainda é (pandemia de) Covid-19”, acrescentou.

Com informações de G1

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Mãe expõe áudios de filha que foi abandonada pelo pai: “Nunca te fiz mal, pai”

Em mensagens de cortar o coração, a menina deixa evidente a falta que o pai…

4 horas ago

Mulher que teve experiência de quase morte detalha visão assustadora que teve ao ‘deixar seu corpo’

Cirurgia radical levou paciente ao estado de morte clínica, revelando relatos precisos de uma “vida…

5 horas ago

Agnaldo Rayol falece de forma trágica aos 86 anos e deixa legado na música brasileira

O cantor Agnaldo Rayol, uma das vozes mais emblemáticas da música brasileira, faleceu nesta segunda-feira,…

1 dia ago

Padre causa polêmica ao dizer que usar biquíni é “pecado mortal”

Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…

1 dia ago

A triste história real por trás da série ‘Os Quatro da Candelária’

A minissérie brasileira que atingiu o primeiro lugar no TOP 10 da Netflix retrata um…

1 dia ago

Você sente “ciúme retroativo”? Ele pode arruinar as relações

O ciúme retroativo é uma forma específica e intensa de ciúme que pode prejudicar seriamente…

3 dias ago