Ivonete Rosa

Mulher, você não pode mudar o caráter do seu parceiro

Antes de qualquer coisa, deixo claro que acredito, sim, na mudança das pessoas, em qualquer fase da vida delas. Contudo, sobre isso, trago comigo uma crença que não abro mão: as pessoas só mudam quando elas sentem necessidade. Não adianta o mundo inteiro cobrar a mudança de alguém que não se sente incomodado com a própria condição.

Onde quero chegar? Bem, quero dizer a você que ninguém tem poder suficiente para mudar um parceiro. Eu sei que posso estar lhe desapontando, mas essa verdade precisa ser considerada para o seu próprio bem. Por mais bem intencionado(a) e determinado(a) que esteja, você não vai obter êxito nessa empreitada, porque a mudança só acontece com as chaves que abrem por dentro.

Eu conheço muitas mulheres que se nutrem de fé e otimismo e se empenham em transformar o caráter de um homem afim de transformá-lo num parceiro ideal. Elas acreditam que elas serão capazes de fazer um homem abandonar o alcoolismo, as drogas, o caráter violento e agressivo. Elas juram que podem transformar alguém que negligenciou a paternidade em outros relacionamentos num pai exemplar. Elas acreditam que conseguirão transformar um sedutor compulsivo num parceiro monogâmico e dedicado à família.

Bem, como disse no começo, toda mudança é possível a alguém, mas esse alguém precisa desejar isso e, determinadas mudanças, mesmo o sujeito querendo, não será algo fácil. É muito comum, especialmente, entre as mulheres, essa rivalidade. Acontece de uma mulher atribuir à ex companheira de um homem a responsabilidade pela falta de caráter dele. Há casos extremos em que uma mulher diz que a outra apanhou porque mereceu e, que com ela será diferente. Sim, algumas mulheres pagam pra ver alguns dissabores ou mesmo tragédias.

Nutridas de um sentimento de competitividade, muitas se colocam como ‘a toda poderosa’ e, como tal, acreditam que serão tratadas a pão de ló por alguém com um vasto histórico de agressão em relacionamento anteriores, ou de calotes financeiros etc. Bem, vou repetir: é possível, sim, que um homem com um passado tão comprometedor mude, mas isso não será um milagre de nenhuma mulher, isso será uma ressignificação que ele mesmo fará de suas próprias experiências negaativas. Entenda, nenhuma mulher é melhor do que a outra. Nenhuma mulher deverá ser responsabilizada pelo comportamento leviano de um homem, tampouco, nenhuma deverá ser vista como a santa milagreira.

Ivonete Rosa

Sou uma mulher apaixonada por tudo o que seja relacionado ao universo da literatura, poesia e psicologia. Escrevo por qualquer motivo: amor, tristeza, entusiasmo, tédio etc. A escrita é minha porta voz mais fiel.

Recent Posts

Nova série de suspense da Netflix tem 6 episódios viciantes e um desfecho surpreendente

Você não vai querer sair da frente da TV após dar o play nesta nova…

4 horas ago

Somente 3% das pessoas é capaz de encontrar o número 257 na imagem em 10 segundos

Será que você consegue identificar o número 257 em uma sequência aparentemente interminável de dígitos…

5 horas ago

Com Julia Roberts, o filme mais charmoso da Netflix redefine o que é amar

Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…

17 horas ago

O comovente documentário da Netflix que te fará enxergar os jogos de videogame de outra forma

Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.

1 dia ago

Nova comédia romântica natalina da Netflix conquista o público e chega ao TOP 1

Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.

1 dia ago

Marcelo Rubens Paiva fala sobre Fernanda Torres no Oscar: “Se ganhar, será um milagre”

O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…

2 dias ago