Com o passar do tempo, muitos tabus e estereótipos foram sendo desmistificados. Todos provaram que são capazes de fazer o que querem desde que estejam preparados. Podemos ter um bom parâmetro ao analisar a cidade de Sydney, na Austrália, onde ensinam em uma escola para meninas como fazer a manutenção de carros.
A partir dos 11 anos, elas podem fazer essa aula prática, que é ministrada, claro, por outra mulher.
A ideia é que elas aprendam a cuidar sozinhas do carro e em qualquer situação, estarem preparadas para enfrentar os problemas. Provavelmente deixamos tudo para o mecânico hoje em dia, mas sempre há métodos de prevenção que podemos praticar em casa ou em caso de emergência.
Um exemplo disso é trocar um pneu. Essas meninas não precisarão esperar por alguém para ajudá-las no futuro, elas poderão fazer isso rapidamente por conta própria. Algo que o “Stella Maris College”, em Manly está claramente ciente, já que na Austrália as estradas costumam ser muito longas.
A verdade é que não se trata de força, mas basicamente de informação e habilidade, então elas deixam claro que não se trata apenas de “um trabalho para homens”.
Há mais de 13 anos, a educadora Eleni Mitakos ensina grupos de mulheres a fazer trabalhos básicos de manutenção em seus veículos. Ela disse ao Daily Mail que a cada ano cerca de 100 mil adolescentes aprendem sobre carros.
“O objetivo principal é que as adolescentes se sintam confortáveis ao volante. Em última análise, estão a conduzir veículos muito grandes que podem sair muito caro se não forem devidamente tratados. Sempre deixamos muito claro para as alunas: você nunca deve ignorar um problema com seu carro, você precisa resolvê-lo para sua própria segurança.”, conta Eleni Mitakos, professora de manutenção de automóveis.
Essa excelente iniciativa estimula o interesse das jovens estudantes pelo universo automobilístico, além de contribuir para a desmistificação de que o interesse por carros vem somente por parte dos homens. Esse projeto também poderia ser expandido para incluir outras áreas como encanamento e eletricidade, de forma a promover a independência total não só das meninas mas de todas as crianças que estão se preparando para a vida adulta!
Com informações de UPSOCL
Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…
Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…
Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…
O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…
Christopher Michael Langan, cujo QI é superior ao de Albert Einstein e ao de Stephen…
O filme, que já figura entre os pré-selecionados do Oscar 2025 em duas categorias, reúne…