curiosidades

Na França, galinhas substituem agrotóxicos em plantações

Muito se fala hoje em dia sobre os malefícios do uso contínuo de agrotóxicos nos alimentos.

Para os que ainda não estão familiarizados com o termo, agrotóxicos são substâncias químicas sintéticas utilizadas para matar pragas, insetos, bactérias, fungos e outras plantas. A intoxicação por agrotóxicos pode causar diversas doenças, como, câncer, paralisia, problemas neurológicos, dificuldades respiratórias, irritações na pele, alergias, aborto e má formação do feto, entre outras. Só por esses motivos, o uso de agrotóxicos em plantações já é visto com ressalvas em quase todo o mundo. E se você se perguntou agora se existe uma alternativa ao uso de agrotóxicos, nós dizemos que sim.

Um arborista francês chamado Christophe Bitault desenvolveu uma alternativa sustentável ao uso de pesticidas. Quando, há doze anos, começou a trabalhar com agricultura orgânica, sentiu a necessidade de revisar as suas práticas. Foi então que ele resolveu instalar galinhas pretas em seu pomar para preservar suas árvores frutíferas.

Após testes bem sucedidos, Bitault descobriu que as galinhas negras locais de Janzé devoraram as pragas. “Fizemos um primeiro teste colocando 80 galinhas em 3 hectares, deixando as outras parcelas sem nenhum tratamento”, diz o produtor agrícola.

No primeiro ano, ele descobriu que 80% dos insetos, pequenos insetos que atacam as árvores frutíferas haviam desaparecido das terras onde as galinhas estavam instaladas. Uma ótima notícia, afinal esses insetos destroem até 90% da produção.

O agricultor decidiu então comprar algumas galinhas para fins de reprodução, uma vez que a espécie é cada vez mais rara. Ele rapidamente percebeu a eficácia desta solução e decidiu implantá-la em uma escala maior.

Hoje ele cria 200 galinhas pretas. Eles são tão eficazes que o produtor nem precisa alimentá-las. O produtor também está satisfeito com a qualidade dos ovos de suas galinhas criadas ao ar livre. “Eles são excelentes e os chefs os amam!”, Diz Christophe Bitault. As galinhas vivem ao lado de 120 ovelhas nos 30 hectares da fazenda. “As ovelhas e galinhas vivem em paz nos jardins”, diz o produtor.

***

Redação CONTI outra. Com informações de Nation

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Tire as crianças da sala antes de dar o play nesta série cheia de segundas intenções na Netflix

Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…

1 dia ago

Você não vai encontrar outro filme mais tenso e envolvente do que este na Netflix

Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…

1 dia ago

Trem turístico promete ligar RJ e MG com belas paisagens a partir de 2025

Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…

2 dias ago

Panetone também altera bafômetro e causa polêmica entre motoristas

O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…

2 dias ago

Homem com maior QI do mundo diz ter uma resposta para o que acontece após a morte

Christopher Michael Langan, cujo QI é superior ao de Albert Einstein e ao de Stephen…

2 dias ago

Novo filme da Netflix retrata uma inspiradora história real que poucos conhecem

O filme, que já figura entre os pré-selecionados do Oscar 2025 em duas categorias, reúne…

2 dias ago