Jackson Cesar Buonocore

Não desista do amor, mas pare de buscá-lo aonde a vida é descartável

No estilo de psicologia de botequim surgem os “gurus do amor”, que escrevem livros ou artigos com dicas de como arrumar relacionamentos. Esse é um negócio lucrativo, que migrou para as mídias sociais, prometendo resolver as angústias do coração, com o argumento de que a “fila anda.”

Mas do ponto de vista terapêutico isso não tem efetividade, visto que é um modo infantil de dizer às pessoas que elas não precisam assumir a direção de suas próprias vidas. É mais uma promessa da nossa “era fast food”, que sabe que existem sujeitos que se encantam e se desencantam muito rápido.

Esse mercado abusa do termo “amor”, como um refúgio aos que não conseguem suportar a solidão. Assim, a vida torna-se descartável e glamourizada pela fluidez das aparências e das atividades sexuais sem compromisso emocional, que são as incertezas em relação aos outros.

Porém, o amor volátil tem suas implicações. Uma pesquisa, de 2009, do Ministério da Saúde apontou que as DSTs atingiram mais de 10 milhões de brasileiros, e quem teve mais de 10 parceiros na vida têm 65% mais chance de ser contaminado. E que a cada mil pessoas no país, quatro a seis estão infectadas pelo HIV, o que é perto de um milhão de portadoras do vírus. O mais grave é que esses números são de ordem crescente.

Um outro fenômeno, o IBGE fez um levantamento que mostrou que mais de 7 milhões de dissoluções de casamentos foram registradas no país entre 1984 e 2016, ou seja, um a cada três casamentos termina em separação, abrindo mais espaço para o agenciamento dos “gurus do amor”.

Não estamos negando a importância do divórcio, porque houve uma mudança cultural que vê o término do casamento não como um mal, já que existem situações que são dificílimas para os casais manterem a relação, sendo que a melhor decisão é de fato a separação.

Entretanto, não é esse mercado efêmero que ajudará as pessoas a encontrar a “cara-metade”, “o par perfeito”, “a alma gêmea”, “a princesa ou o príncipe encantado”, que são clichês determinados socialmente pela nossa sociedade líquida.

Por sua vez, os bons exemplos dos nossos avós, pais e de outros casais nos ensinam que para ter uma relação sólida, todas as decisões que afetam a vida a dois precisam ser tomadas em conjunto, e que ambos devem dar o seu máximo para fazer o outro feliz. Aliás, esses casais descobriram que o amor não é etéreo, e que não se deve renunciá-lo quando aparecem os problemas.

Além disso, o Brasil tem excelentes psicólogos, psicanalistas e psiquiatras que ajudam os indivíduos a cuidar da relação, sem a pretensão de manter os casais juntos a qualquer custo, e que de maneira honesta trabalham as emoções, no sentido de entender que as rupturas nascem a partir de algo que não damos atenção.

Portanto, não desista do amor, mas pare de buscá-lo aonde a vida é descartável, pois amar é um desafio constante, que requer que os casais estejam juntos na harmonia ou no conflito, na tristeza ou na alegria, na pobreza ou na riqueza. É como disse Simone de Beauvoir: “O casal feliz que se reconhece no amor desafia o universo e o tempo; basta-se, realiza o absoluto”.

***

Photo by Tucă Bianca from Pexels

Jackson César Buonocore

Jackson César Buonocore Sociólogo e Psicanalista

Share
Published by
Jackson César Buonocore

Recent Posts

Empresa libera acesso gratuito à internet via satélite; saiba como utilizar

A Starlink disponibilizará gratuitamente conexão de internet para regiões sem cobertura de operadoras convencionais.

21 horas ago

Filme transformador na Netflix baseado em caso real impressionante vai renovar sua fé na humanidade

O filme, descrito pelo público como impactente e transformador, chegou à Netflix fazendo muito sucesso…

22 horas ago

15 filmes fantásticos baseados em histórias que são reais

Filmes baseados em fatos reais são bons por, pelo menos, dois motivos. Em primeiro lugar, fazem com…

3 dias ago

Adolescência: Delegada revela códigos ocultos nos emojis usados na minissérie

“Os emojis são usados por grupos reais de jovens , muitas vezes como códigos velados…

3 dias ago

Mais uma ótima série de época na Netflix para quem sente falta de Bridgerton

Esta série disponível na Netflix tem sido comparada a outras produções de época, como "Bridgerton",…

3 dias ago

Luana Piovani expõe estratégia para não falir após multas por citar Pedro Scooby

A atriz abriu o jogo sobre as dificuldades que enfrentou durante o período em que…

4 dias ago