Imagem de capa: SunKids/shutterstock
Recebo muitas mensagens sobre términos. Afinal, como esquecer o ex? A verdade é que não existe uma formula mágica para “esquecer” alguém.
Vejo que muita gente tenta, a todo custo, mascarar a dor de um término. E lá vêm as postagens de fotos nas redes sociais em festas, lugares “badalados” e frases que soam como superação.
Mas, no fundo, ainda existe o choro no fim da noite, a saudade vem visitar todos os dias, mesmo o outro não merecendo o nosso sofrimento. Essa história de joguinhos de desinteresse na busca de fazer o outro perceber o que perdeu é roubada, pois, infelizmente algumas pessoas simplesmente não conseguem reconhecer a grandeza que tem ao seu lado e precisamos entender isso.
A verdade é que precisamos respeitar o nosso tempo, entender que não se “esquece” alguém, mas sim passamos a nos lembra desse alguém sem sentir amor, sem que haja saudade ou aquele sentimento de perda que nos deixa tristes. Precisamos aceitar que superar o fim de um relacionamento pode levar tempo e não há uma fórmula para acelerar esse processo.
Outro problema que vejo é o fato de as pessoas compararem a sua forma de lidar com o sofrimento pós-término com o de outras pessoas. “Ah, mas fulano superou isso tão rápido e eu não.” Justamente, cada um é cada um; então, não compare a sua forma de ver e reagir as coisas com a de outras pessoas, isso é se afundar ainda mais no sofrimento e caímos no erro de nos achar o problema.
Eu sei que dói ver esse alguém tocando a vida sem você, enquanto ainda sente saudade e não entende o porquê de ter dado errado. Também imagino quantas vezes você tentou achar onde falhou, o que poderia ter feito para que o fim não chegasse, mas a verdade é que quem quer partir simplesmente arruma desculpas para isso. E não há nada pior do que amar por dois em uma história de amor, do que insistir para alguém permanecer em nossa vida.
Precisamos aprender a deixar no passado aquilo que nos feriu, jogando fora o que nos impede de ir para a frente. Ficar preso à vingança ou àquela ideia de o outro “pagar” o que nos fez é besteira e quem sofre somos nós mesmos. Vislumbre as possibilidades tão lindas que você tem bem à sua frente, pare de olhar para trás e de tentar entender o que você fez de errado: o que foi simplesmente foi.
Você fez o seu melhor e, se não fez, terá a oportunidade de fazer diferente em um próximo relacionamento, mesmo descartando a chance de se relacionar novamente. Eu entendo todo esse bloqueio e essa mania de não querer ouvir a palavra amor ou relacionamento, isso é apenas o resquício de um coração ferido, que acreditou, amou e se decepcionou.
Calma, nem todo mundo provoca feridas, nem todo mundo vem para ir embora. Tem gente que gosta do seu jeito, que acha você incrível e que não só promete como também fica. Não ter dado mais certo com esse alguém pode ser uma forma de a vida abrir caminhos para você viver outras coisas, conhecer outras pessoas e também entender o que você realmente merece. Vejo muita gente permanecendo em uma história de amor morna por medo da solidão; muita gente intensa recebendo um amor frio quando, na verdade, precisava ferver.
Quanta gente romântica deixando de ser romântica porque o outro não valoriza os seus gestos; quanta gente achando ser bobagem demonstrar o que sente porque o outro simplesmente não faz questão dos seus gestos que esboçam amor. Por mais que você acredite ter perdido o amor da sua vida, pode ser que a vida esteja lhe dando a chance de encontrar, de fato, o amor.
Enquanto isso, cuide de você, dos seus sonhos, invista tempo em quem lhe quer bem, dedique-se ao que você gosta e faça seu jardim florescer, não permitindo que a dor de um término esmague a sua coragem, roube os seus sonhos mais lindos e leve embora todo o seu brilho. Tem gente que amaria estar ao seu lado, dividindo uma vida com você. Tem gente que amaria ver o seu sorriso todos os dias e que acharia o máximo o quanto você se esforça no trabalho, nos estudos e corre atrás dos seus sonhos.
Mas, às vezes, ficamos tão cegos, tão presos ao passado, às lembranças e a toda dor causada, que não conseguimos seguir em frente e vivemos tropeçando no nosso medo de que as coisas deem certo de uma vez, que o amor chegue e fique sem nos causar dor. A verdade é que temos medo de que a mesma história se repita e evitamos, a todo custo, entrar em um relacionamento, deixando, assim, passarem oportunidades tão bonitas, por medo de que tudo dê errado novamente.