Marcel Camargo

Não precisamos ser legais com todo mundo, mas devemos ser leais a quem amamos

A lealdade é uma das melhores qualidades que alguém pode ter, pois se caracteriza como fidelidade aos compromissos assumidos, valendo-se do respeito a princípios e regras atrelados à honra e à probidade, assim como se encontra descrita em dicionários. Em tempos de supervalorização das aparências e de relacionamentos interesseiros, pessoas leais se destacam, uma vez que seus princípios não se enfraquecem sob os apelos de uma vida supérflua.

Pessoas leais mantêm firme tudo aquilo que compõe a própria essência, em sua vertente mais humana, entendendo que nada pode ser mais forte do que a confiança que se transmite, através de um comportamento ético e coerente. Conseguem discernir entre o que é passageiro e o que é para sempre, ou seja, não se iludem com o que possa vir fácil, mas sem trazer contentamento íntimo. Dessa forma é que confiamos nessas pessoas, pois sabemos que guardarão o que lhes dermos, na melhor parte de seus corações.

Pessoas leais amam com inteireza, doando-se integralmente, pois têm noção de que relacionamentos sobrevivem a muita coisa, menos à falta de verdade e de reciprocidade. Olham para muito além do próprio mundo, do próprio umbigo, enxergando o outro e colocando-se no lugar de quem está ao seu lado. São conscientes de que é dando que se recebe, de que a vida sempre retorna aquilo que se oferece. Isso lhes enche de esperanças.

Pessoas leais são sinceras conosco, portanto, não falarão mal de nós aos outros, simplesmente porque tentarão sempre se acertar com a gente, de perto, olhando nos olhos. Podem mudar de cargo, de emprego, de cidade, que jamais se esquecerão daqueles que sempre estiveram ao seu lado. São gratas e, por isso mesmo, sempre avançam, mantendo junto de si aqueles que fizeram parte de sua jornada com verdade e sinceridade. Sabemos que sempre poderemos contar com elas.

Não nos enganemos pelas aparências, as pessoas são muito mais do que aquilo que mostram – há um mundo dentro de cada um de nós. Manter junto quem for verdadeiro e confiável sempre nos poupará de problemas futuros. Não precisamos ser legais com todo mundo, mas é essencial sermos leais a quem amamos e nos ama com sinceridade. Sempre.

Imagem de capa: KieferPix/shutterstock

Marcel Camargo

"Escrever é como compartilhar olhares, tão vital quanto respirar". É colunista da CONTI outra desde outubro de 2015.

Recent Posts

Agnaldo Rayol falece de forma trágica aos 86 anos e deixa legado na música brasileira

O cantor Agnaldo Rayol, uma das vozes mais emblemáticas da música brasileira, faleceu nesta segunda-feira,…

11 horas ago

Padre causa polêmica ao dizer que usar biquíni é “pecado mortal”

Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…

11 horas ago

A triste história real por trás da série ‘Os Quatro da Candelária’

A minissérie brasileira que atingiu o primeiro lugar no TOP 10 da Netflix retrata um…

12 horas ago

Você sente “ciúme retroativo”? Ele pode arruinar as relações

O ciúme retroativo é uma forma específica e intensa de ciúme que pode prejudicar seriamente…

2 dias ago

Reese Witherspoon volta à comédia romântica neste filme encantador que conquistou o público da Netflix

Este comédia romântica da Netflix com uma boa dose de charme e algumas cenas memoráveis…

3 dias ago

Dica Netflix: Filme com Chris Evans baseado em um inacreditável caso real vai salvar a sua noite

Baseado em uma história real de tirar o fôlego, este filme de ação estrelado por…

3 dias ago