Nem todos os amores são feitos para durar. Eu diria que existem tipos diferentes de amores. Existem amores que são intensos, como um flash de luz e outros mais serenos como uma tarde de sol cálida e serena. Todos são amores, nem melhores, nem piores.

Acontece que inventaram que amor bom é amor que fica. E os amores que passaram como uma breve estação de outono não são bem compreendidos pela nossa razão.

Então a gente fala pro nosso coração engolir o choro e esquecer do amor que não ficou. Tratamos duramente nossas emoções e fingimos esquecer. Fingimos que a saudade do amor desfeito não está ali. Fingimos que não lembramos das coisas boas que o amor nos ensinou. Fingimos que não nos importamos mais com aquele ao qual deitamos um dia palavras e gestos carinhosos. Passamos por cima do nosso coração e forçadamente estampamos um sorriso no rosto, como se tudo estivesse maravilhosamente bem depois do fim de uma relação.

Um amor não substitui o outro. Cada pessoa tem uma forma única de amar e preencher nossa vida. Todo amor merece ser lembrado com carinho, todo amor merece ser respeitado. Que a gente se permita chorar a distância de alguém que amamos, que a gente se permita sentir saudades e pensar nessa pessoa com carinho. Que a gente se permita entender que o amor que se finda no tempo da vida não precisa morrer em nós.

Permita-se sentir a tristeza do fim de uma relação. Permita-se guardar aquele que um dia fez parte da sua vida com carinho em sua memória. Permita-se o silêncio para ouvir o seu coração soluçar. Permita-se um momento de solidão para entender como seu coração ficou depois desse amor. Permita-se a gratidão por ter vivido esse amor e deixe-o guardado no teu sentimento. Sem se odiar por isso, sem buscar razões que justifiquem o amor. O amor não tem justificativas.

Não se recrimine por qualquer amor. Ame aquele que partiu à sua maneira, em seus pensamentos e deixe o coração leve para seguir em frente. O coração é bonito em sua capacidade de amar e deixar-se amar. Ele é teimoso e sensível e sabe que a vida não nos reserva apenas um único amor, que a vida nos reserva um jardim de amores.

Permita-se amar aqueles que encantaram sua alma através do sentimento. Não deixe a razão petrificar o seu coração. Amor bom não é amor que dura pro mundo. Amor bom é amor que dura na gente.

Acompanhe a autora no Facebook pela sua comunidade Vanelli Doratioto – Alcova Moderna.

Vanelli Doratioto

Vanelli Doratioto é especialista em Neurociências e Comportamento. Escritora paulista, amante de museus, livros e pinturas que se deixa encantar facilmente pelo que há de mais genuíno nas pessoas. Ela acredita que palavras são mágicas, que através delas pode trazer pessoas, conceitos e lugares para bem pertinho do coração.

Recent Posts

Pai de Madeleine McCann tem reação surpreendente ao falar com jovem que afirma ser sua filha desaparecida

A jovem polonesa de 23 anos afirma que resultados recentes de testes de DNA "apoiam…

59 minutos ago

Por que a Globo terá que pagar R$ 10 mil a Suzane von Richthofen?

Suzane von Richthofen ficou conhecida nacionalmente em 2002, após planejar a morte de seus pais,…

6 horas ago

Cientistas descobrem uma super Terra com água e bem próxima da nossa

O planeta que está a cerca de 110 anos-luz da nossa Terra é o primeiro…

15 horas ago

“Divórcio do sono” Saiba por que a tendência de dormir separado pode melhorar o relacionamento

Desde a pandemia de Covid-19, muitos casais têm enfrentado desafios adicionais em suas vidas cotidianas,…

15 horas ago

Atriz choca ao revelar que levou tapa na cara de diretor da Globo

"Na hora, eu fiquei em choque, o elenco todo ficou em choque.", contou a atriz.

20 horas ago

Passageira faz vídeo em avião após acidente: “O avião caiu e eu estou de ponta-cabeça”

O acidente com um avião da Delta Airlines deixou 18 feridos, três deles em estado…

23 horas ago