As mães são livres para tomar as decisões que parecem melhores para seus filhos. No entanto, quando algumas delas são polêmicas ou “fora do comum”, a situação passa a interessar a muitos e as críticas ficam na ordem do dia.
Foi o que aconteceu com Shahnta Hoare, uma mãe de 24 anos que tomou a decisão de não dar banho ou limpar seu bebê, insistindo que mantê-lo coberto pelo líquido com o qual ele nasceu “dá a ele uma barreira protetora”.
“Meu marido e eu decidimos não dar banho em nosso filho por causa dos benefícios para a saúde”, disse ela ao The Post recentemente. “Ajuda os recém-nascidos a regular a temperatura corporal, fornece uma barreira protetora e também é antimicrobiana”, acrescentou.
Os alertas sobre essa situação foram levantados depois que Shahnta fez uma postagem no TikTok onde falou sobre seus planos de manter Ozzy coberto com os líquidos intrauterinos. Rapidamente a postagem se tornou viral e gerou muitos debates.
“O vérnix* é muito bom para manter na pele, é super, super hidratante. Também é um pouco oleoso”, explicou a mãe do bebê nascido no dia 6 de maio.
“Tinha (vérnix) nas dobras do pescoço, nas orelhas, nos dedos das mãos e dos pés, é o melhor. Eu sei que pode ser nojento para alguns, mas quando se trata do seu próprio bebê, você pensa, isso é tão bom”, explica a mãe por causa do preconceito das pessoas. “Então, sim, ele não foi lavado e não vai tomar seu primeiro banho por muitas semanas.”
Muitos internautas ficaram chateados com a decisão de Shahnta de não limpar seu bebê e foram para a seção de comentários para compartilhar seus pensamentos. “Se meu bebê não estiver limpinho, não vou tocá-lo”, escreveu uma pessoa. Outro acrescentou: “Não poderia imaginar nada pior”. “Por quê? Tipo, como isso é bom para um recém-nascido?” alguém perguntou.
No entanto, ela também foi apoiada por pessoas que compartilham a decisão de não dar banho em bebês : “Sou estudante de obstetrícia e o que você diz é o que recomendamos”, “Até os bebês mais sujos parecem super limpos duas horas após o parto”, “ Não sai naturalmente, é absorvido. É o melhor para a sua pele”, lê-se entre os comentários.
“Os recém-nascidos realmente não são sujos, eles não ficam sujos.”. “Suas bundas e outras coisas podem ser limpas, mas não há razão para usar sabão.” , disse Shahnta
Por fim, ela disse: “Se você não quer dar banho no seu bebê durante os dois primeiros meses, a escolha também é sua”.
Vérnix caseosa é uma “camada protetora que se forma na pele de um bebê no útero”, relatou HappiestBaby.com . “É uma substância espessa e gordurosa feita de água, ácidos graxos e proteínas, e cria uma barreira de umidade para a pele de seu bebê. O vérnix protege e hidrata a pele delicada dos bebês para que não rache ou enrugue.”
Você concorda com a decisão dessa mãe? Queremos saber a sua opinião.
***
Texto traduzido e adaptado de Upsocl
Uma nova tendência entre os jovens da Geração Z vem ganhando força e gerando polêmica:…
Em mensagens de cortar o coração, a menina deixa evidente a falta que o pai…
Cirurgia radical levou paciente ao estado de morte clínica, revelando relatos precisos de uma “vida…
O cantor Agnaldo Rayol, uma das vozes mais emblemáticas da música brasileira, faleceu nesta segunda-feira,…
Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…
A minissérie brasileira que atingiu o primeiro lugar no TOP 10 da Netflix retrata um…