pets

Nascem na Sibéria 16 filhotes de felino raro. parecem de pelúcia

Os apaixonados pelos felinos receberam com festa a notícia de que acabam de nascer 16 filhotes do raríssimo gato-de-palla, também conhecido como manul. O anúncio foi feito pelo Parque Zoológico de Novosibirsk, na Sibéria, através da rede social VKontakte.

“No Zoológico de Novosibirsk, três gatos-de-pallas deram à luz. Agora, temos um total de 16 filhotes: uma fêmea teve três filhotes; outra, teve cinco; e a terceira, oito”, anunciou, em um comunicado, a instituição siberiana.

contioutra.com - Nascem na Sibéria 16 filhotes de felino raro. parecem de pelúciacontioutra.com - Nascem na Sibéria 16 filhotes de felino raro. parecem de pelúcia
Reprodução/Facebook/Parque Zoológico de Novosibirsk

Tanta comemoração em torno do nascimento dos filhotes se dá especialmente pelo fato de o gato-de-pallas, originário das estepes e montanhas do sul da Sibéria e da Ásia central, ser uma das espécies ameaçadas de extinção incluídas no Livro Vermelho de Espécies Ameaçadas da Rússia.

Segundo a Sociedade Geográfica Russa, no início dos anos 2000, apenas entre 3 mil e 3,6 mil exemplares da espécie viviam no país.

Reprodução/Facebook/Parque Zoológico de Novosibirsk

A espécie foi vítima de vários fenômenos e praticamente desapareceu das estepes nos últimos 20 anos. Um dos principais motivos para isso ter acontecido é que o animal é particularmente vulnerável à caça furtiva, pois, em vez de fugir do perigo, congela instantaneamente diante da ameaça, facilitando o trabalho da presa.

Outro fator que pesa para que o gato-de-pallas tenha praticamente desaparecido é o fato de eles serem frequentemente atropelados por veículos. Outra causa comum de óbito desses animais é por envenenamento, depois de consumirem roedores que, por sua vez, foram contaminados por produtos químicos.

Atualmente, o Zoológico de Novosibirsk, um dos maiores da Rússia, se tornou praticamente uma reserva para preservação dos gatos-de-pallas. Em mais de 20 anos, o local viu nascer 64 animais da espécie, que mais tarde foram enviados para parques mundo afora.

***

Fotos: Reprodução/Facebook/Parque Zoológico de Novosibirsk
Redação CONTI outra. Com informações de G1

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

O filme da Netflix que parou a internet e acumula mais de 286 milhões de hofras assistidas

Este suspense psicológico arrasador acumulou impressionantes 286,3 milhões de horas assistidas na Netflix, tornando-se um…

10 minutos ago

Cuidados para manter os fios saudáveis antes e depois de tingir

Mudar a cor dos cabelos é uma forma simples, mas eficaz, de renovar o visual…

10 horas ago

Como transformar sua lavanderia em um espaço bonito e funcional

Lavanderia costuma ser sinônimo de bagunça. São roupas sujas, roupas limpas ainda não guardadas, piso…

10 horas ago

Como análises gráficas ajudam no planejamento de operações de curto prazo

No mercado financeiro, a capacidade de antecipar dados tende a ser um diferencial para obter…

10 horas ago

Viver em cidades litorâneas: como a localização impacta a qualidade de vida

Tem gente que diz que basta sentir o cheiro do mar para o dia começar…

10 horas ago

Reproduzir os sabores dos food trucks em casa

Tem algo nas comidas de rua que conquista a gente de primeira — seja pelo…

10 horas ago