Os apaixonados pelos felinos receberam com festa a notícia de que acabam de nascer 16 filhotes do raríssimo gato-de-palla, também conhecido como manul. O anúncio foi feito pelo Parque Zoológico de Novosibirsk, na Sibéria, através da rede social VKontakte.
“No Zoológico de Novosibirsk, três gatos-de-pallas deram à luz. Agora, temos um total de 16 filhotes: uma fêmea teve três filhotes; outra, teve cinco; e a terceira, oito”, anunciou, em um comunicado, a instituição siberiana.
Tanta comemoração em torno do nascimento dos filhotes se dá especialmente pelo fato de o gato-de-pallas, originário das estepes e montanhas do sul da Sibéria e da Ásia central, ser uma das espécies ameaçadas de extinção incluídas no Livro Vermelho de Espécies Ameaçadas da Rússia.
Segundo a Sociedade Geográfica Russa, no início dos anos 2000, apenas entre 3 mil e 3,6 mil exemplares da espécie viviam no país.
A espécie foi vítima de vários fenômenos e praticamente desapareceu das estepes nos últimos 20 anos. Um dos principais motivos para isso ter acontecido é que o animal é particularmente vulnerável à caça furtiva, pois, em vez de fugir do perigo, congela instantaneamente diante da ameaça, facilitando o trabalho da presa.
Outro fator que pesa para que o gato-de-pallas tenha praticamente desaparecido é o fato de eles serem frequentemente atropelados por veículos. Outra causa comum de óbito desses animais é por envenenamento, depois de consumirem roedores que, por sua vez, foram contaminados por produtos químicos.
Atualmente, o Zoológico de Novosibirsk, um dos maiores da Rússia, se tornou praticamente uma reserva para preservação dos gatos-de-pallas. Em mais de 20 anos, o local viu nascer 64 animais da espécie, que mais tarde foram enviados para parques mundo afora.
***
Fotos: Reprodução/Facebook/Parque Zoológico de Novosibirsk
Redação CONTI outra. Com informações de G1
Se você é fã de comédias românticas, provavelmente já ouviu falar de "Como Perder um…
É impossível resistir aos seis deliciosos episódios desta série que está disponível na Netflix.
Poucas pessoas conseguem passar pelos 14 minutos arrebatadores deste filme sem derramar uma única lágrima.
Como estudantes, muitas vezes nos deparamos com imagens de texto que talvez precisemos incluir em…
O poema "Ozymandias", escrito por Percy Shelley em 1818, traz à tona reflexões sobre a…
Um filme que pode ser visto por toda a família e que toca o coração…