No México, jovens que furam o isolamento social são colocados para varrer as ruas

Desde que a pandemia de coronavírus se tornou um problema global, vivemos uma situação que foge de tudo o que conhecíamos. Hábitos simples, que antes eram considerados saudáveis e até incentivados, como fazer um passeio pela cidade durante o dia, hoje são uma grave ameaça contra a comunidade em que vivemos. A recomendação é que todos que não realizam atividades essenciais fiquem em em casa para preservar a si e ao próximo.

Como temos visto, nem todos conseguem ter essa consciência coletiva. Na maioria das grandes cidades em que o isolamento social é recomendado, ainda é possível ver pessoas circulando tranquilamente pelas ruas, como se nada tivesse acontecido. Diante desse problema, fica a pergunta, qual seria a melhor maneira de agir?

Vem do México, mais precisamente na cidade de Gómez Palacio, no estado de Durango, um dos mais recentes exemplos de resposta não violenta àqueles que burlam a quarentena. Por lá, 11 jovens foram detidos pela polícia nos últimos dias ao ser flagrados em um parque de skate realizando atividades consideradas não essenciais. Após a detenção, eles foram condenados a prestarem serviços comunitários.

contioutra.com - No México, jovens que furam o isolamento social são colocados para varrer as ruas

A detenção e a sanção foram coordenadas por elementos da polícia com instruções do diretor de Segurança e Proteção do Cidadão, Javier Armando Esparza, que pediu extrema vigilância para evitar contágio em sua comunidade diante da fase 3 da pandemia de coronavírus.

A sanção foi executada no centro da cidade de Gómez Palacio. Os jovens foram equipados com máscaras, luvas e vassouras para realizar suas atividades em benefício da comunidade. O trabalho foi supervisionado pelo diretor de Serviços Públicos Municipais, Leopoldo Jiménez Mercado.

contioutra.com - No México, jovens que furam o isolamento social são colocados para varrer as ruas

O que você achou da atitude tomada pelas autoridades mexicanas? Seria essa uma boa alternativa para tentar frear os danos coletivos causados pela irresponsabilidade de alguns indivíduos?

***
Redação CONTI outra. Com informações de Nation







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.