Nomofobia: Será que você também sofre desse vício moderno?

Por  Maria Cristina Ramos Britto

O nome é pouco conhecido, mas ele designa um transtorno mais comum do que se imagina: no+mobile+fobia significa fobia de ficar sem conexão móvel. Quem nunca quase foi atropelado na calçada por uma pessoa que vem caminhando de cabeça baixa, desligado do mundo à sua volta, conectado apenas ao seu celular ou smartphone? Talvez o desavisado transeunte esteja desenvolvendo nomofobia, que significa dependência em celular ou aparelhos semelhantes. Considerada também um vício, a interrupção ou impossibilidade de usar o aparelho causa reações emocionais, como ansiedade e angústia, e físicas, como sudorese e taquicardia, sinais de síndrome de abstinência, como nos casos de dependência de drogas, por exemplo.

NOTA da CONTI outra: a ilustração selecionada alerta para o risco que as novas gerações estão correndo ao romper com aspectos fundamentais da infância- principalmente os ligados à necessidade de exploração e do brincar- em decorrência do forte apelo tecnológico.

Tudo na vida tem aspectos positivos e negativos, estes últimos prevalecendo se não houver equilíbrio no uso e usufruto. Em relação à tecnologia, o princípio de equilíbrio também se aplica. Ferramenta imprescindível nos dias atuais, o celular popularizou-se e, além da utilidade profissional, serve para aproximar as pessoas, diminuir distâncias, resolver questões urgentes. Mas se o indivíduo nunca desliga o celular, inclusive à noite, dormindo com ele ligado ao lado da cama; entra em sofrimento quando ninguém telefona, ou se fica sem bateria ou crédito; abandona qualquer atividade, como situação de trabalho, estudo, reunião social e familiar, para atender uma chamada ou responder a uma mensagem; apresenta alteração de humor e comportamento quando se vê impossibilitado de usar o aparelho ele está manifestando que o celular em vez de solução tornou-se um problema.

Note-se que a sensação de ter muitos relacionamentos virtuais pode levar a pessoa a se distanciar do mundo real e a desenvolver uma falsa percepção de pertencimento. Ou seja, ter centenas de amigos nas redes sociais não significa, necessariamente, intimidade ou mesmo proximidade. Além dos sintomas emocionais, o uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode ocasionar o que os ortopedistas chamam de vício de postura, ocasionando dores lombares e escolioses (desvios na coluna), e tendinites. E, se rouba tempo antes dedicado à prática de exercícios físicos, contribui para o sedentarismo e, consequentemente, para o aumento de peso. É fato que a nomofobia causa sofrimento emocional e prejuízos significativos, sendo indicada a procura por orientação e tratamento.

Maria Cristina Ramos Britto

Psicóloga com especialização em terapia cognitivo-comportamental, trabalha com obesidade, compulsão alimentar e outras compulsões, depressão, transtornos de ansiedade e tudo o mais que provoca sofrimento psíquico. Acredita que a terapia tem por objetivo possibilitar que as pessoas sejam mais conscientes de si mesmas e felizes. Atende no Rio de Janeiro. CRP 05/34753. Contatos através do blog Saúde Mente e Corpo.

Recent Posts

Mãe expõe áudios de filha que foi abandonada pelo pai: “Nunca te fiz mal, pai”

Em mensagens de cortar o coração, a menina deixa evidente a falta que o pai…

5 horas ago

Mulher que teve experiência de quase morte detalha visão assustadora que teve ao ‘deixar seu corpo’

Cirurgia radical levou paciente ao estado de morte clínica, revelando relatos precisos de uma “vida…

7 horas ago

Agnaldo Rayol falece de forma trágica aos 86 anos e deixa legado na música brasileira

O cantor Agnaldo Rayol, uma das vozes mais emblemáticas da música brasileira, faleceu nesta segunda-feira,…

1 dia ago

Padre causa polêmica ao dizer que usar biquíni é “pecado mortal”

Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…

1 dia ago

A triste história real por trás da série ‘Os Quatro da Candelária’

A minissérie brasileira que atingiu o primeiro lugar no TOP 10 da Netflix retrata um…

1 dia ago

Você sente “ciúme retroativo”? Ele pode arruinar as relações

O ciúme retroativo é uma forma específica e intensa de ciúme que pode prejudicar seriamente…

3 dias ago