JORNALISMO

Nova injeção contra HIV oferece 100% de proteção às mulheres

Um novo medicamento antiviral, administrado por meio de uma injeção semestral, ofereceu proteção total contra o HIV a mulheres jovens em um ensaio clínico realizado na África. Este é o primeiro medicamento de profilaxia pré-exposição (PrEP) que demonstra 100% de eficácia na prevenção do HIV.

Os ensaios clínicos, conduzidos na Uganda e na África do Sul, revelaram que as injeções de lenacapavir proporcionaram melhor proteção contra a infecção pelo HIV em comparação com outros dois medicamentos de PrEP atualmente disponíveis.

A farmacêutica Gilead Sciences anunciou os resultados do estudo na quinta-feira (20/6), embora os dados ainda precisem passar por revisão por pares.

“Após tantos anos de frustrações, especialmente com vacinas, isso parece surreal”, disse a pesquisadora Linda-Gail Bekker em entrevista ao jornal The New York Times.

As injeções representam uma alternativa aos comprimidos diários, cuja adesão é muitas vezes baixa na África, especialmente entre mulheres jovens, que apresentam as maiores taxas de novas infecções. A adesão aos comprimidos diários pode ser comprometida devido a esquecimentos ou barreiras como estigma e violência.

“Para uma jovem que não pode frequentar uma clínica na cidade ou guardar comprimidos sem enfrentar estigma ou violência, uma injeção semestral é uma opção que pode mantê-la livre do HIV”, afirmou Lillian Mworeko, líder da Comunidade Internacional de Mulheres Vivendo com HIV na África Oriental, ao NTY.

Estudo com Antiviral Injetável contra HIV

O estudo Purpose 1 envolveu cerca de 5,3 mil mulheres com idades entre 16 e 25 anos. Nenhuma das 2.134 voluntárias que receberam o lenacapavir contraiu HIV. Em contraste, 16 das 1.068 mulheres (1,5%) que tomaram um comprimido diário de Truvada e 39 das 2.136 mulheres (1,8%) que tomaram um comprimido diário de Descovy, o medicamento mais recente, contraíram a infecção.

Diante dos resultados positivos, um comitê independente recomendou que a Gilead disponibilizasse o lenacapavir a todos os participantes do estudo, incluindo aqueles no grupo placebo, encerrando a fase de testes cegos.

Testes com Outros Grupos

Outro ramo do estudo está sendo realizado em seis países, testando a eficácia do lenacapavir em uma população mais diversificada, incluindo homens que fazem sexo com homens, pessoas transgêneros e indivíduos que usam drogas injetáveis. A Gilead Sciences prevê divulgar os resultados até o final de 2024.

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Virginia Fonseca publica foto mostrando sua barriga 10 dias após o parto do terceiro filho

A influenciadora compartilhou com seus seguidores o processo de recuperação após o nascimento de seu…

15 horas ago

Mansão de Mário Gomes que foi vendida em leilão tem piscina com vista para o mar; veja fotos

O imóvel, avaliado em cerca de R$ 20 milhões, foi leiloado por apenas R$ 720…

16 horas ago

3 minisséries de 2024 da Netflix com muito suspense, drama e plot twits

Se você é fã de séries rápidas, com histórias envolventes que não se estendem por…

1 dia ago

Vídeo mostra navio Concórdia momentos antes de naufragar em Pernambuco

O navio naufragou na noite do último domingo (15/9), nas proximidades da Ilha de Itamaracá,…

1 dia ago

Cliente de academia é estrangulado por barra de supino durante treino

O homem ficou preso sob uma barra de ferro de 104 quilos, que acabou pressionando…

1 dia ago

Problemas Mais Comuns ao Entrar no Elephant Bet

Saiba mais sobre os problemas comuns de login no Elephant Bet Moçambique, incluindo credenciais incorrectas,…

1 dia ago