Em pronunciamento neste sábado (19), o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse que a nova variante do coronavírus localizado no Reino Unido pode ser até 70% mais transmissível, de acordo com análise preliminar.
Não há evidências de que a nova mutação dê origem a casos mais graves ou com maior índice de mortes, nem mesmo que seja resistente às vacinas. Entretanto, se confirmada por estudos científicos, a mutação não será a primeira a trazer vantagens para a transmissão do Sars-Cov-2.
Boris Johnson anunciou ainda que os planos para aliviar as restrições de circulação durante o Natal seriam cancelados como tentativa de frear a disseminação do vírus.
Se confirmadas pelos estudos científicos, as evidências divulgadas por autoridades do Reino Unido sobre vantagens de uma mutação não serão a primeira na história da doença. De acordo com uma pesquisa publicada no mês passado na revista científica “Science”, a variante D614G do Sars-CoV-2 se replicava cerca de 10 vezes mais rápido e era mais infecciosa (mais fácil de ser transmitida).
De acordo com Ester Sabino, médica e cientista da Faculdade de Medicina da USP, a D614G surgiu na China em fevereiro, e, aos poucos, metade dos casos passaram a ter essa mutação. “Aqui no Brasil a epidemia já começou com essa mutação (D614G), então 95% das pessoas já têm essa mutação”, explicou a pesquisadora.
No caso da D614G e das outras já avaliadas, os pesquisadores não encontraram indício de que elas tenham tornado o vírus mais perigoso ou resistente às vacinas em desenvolvimento.
***
Redação Conti Outra, com informações de G1.
Foto: Imagem de rottonara por Pixabay
Se você é fã de dramas intensos e de narrativas cheias de adrenalina, não pode…
Se você é um amante do café, provavelmente já viveu a experiência de receber um…
A ex-dançarina do 'É o Tchan' resolveu remover o ácido hialurônico aplicado em seu rosto…
O icônico poste listrado giratório presente na entrada das barbearias carrega um simbolismo que poucos…
Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…
Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…