A nuvem de gafanhotos que se aproximava da fronteira do brasileira, no Rio Grande do Sul, mudou de direção e deve permanecer na Argentina. Isso se deu por conta do avanço de uma frente fria e da chuva no Sul do Brasil.
A situação vêm sendo monitorada pelo governo do Rio Grande do Sul desde a última terça-feira (23), quando a Argentina emitiu um alerta sobre o avanço da nuvem em direção à fronteira com o Brasil.
Ao G1, o fiscal agropecuário Ricardo Felicetti, chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS, disse que o monitoramento por parte do governo é realizado através da troca de informações constantes com a Argentina e técnicos da secretaria na Fronteira Oeste.
“Ficamos em contato com a Senasa [serviço de sanidade da Argentina], nossos técnicos na fronteira, a rede de escritórios da Emater, que atua nessa vigilância e o contato com os produtores”, explica.
A nuvem de gafanhotos entrou na Argentina vinda do Paraguai e seu deslocamento sofre influência dos ventos e da ocorrência de altas temperaturas. Segundo o último boletim divulgado pelo governo argentino, a localização da nuvem era imprecisa devido ao tempo nublado. Até o momento, nenhum produtor avistou o inseto na Fronteira Oeste.
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, decretou estado de emergência fitossanitária no Rio Grande do Sul e Santa Catarina nesta quinta-feira (25). O decreto permite aos governos mais agilidade na adoção de medidas contra uma situação de anormalidade deste tipo. Entre as medidas de defesa estão o uso de produtos químicos e agrotóxicos no controle da praga.
***
Imagem de capa: Divulgação/Senasa
Redação Conti outra. Com informações de G1
A ex-dançarina do 'É o Tchan' resolveu remover o ácido hialurônico aplicado em seu rosto…
O icônico poste listrado giratório presente na entrada das barbearias carrega um simbolismo que poucos…
Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…
Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…
Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…
O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…