Marcel Camargo

O amor próprio sempre será recíproco

O amor mais precioso que temos, a pessoa mais importante de nossas vidas, todas as respostas, tudo de que precisamos de mais urgente, sempre será o que temos de mais verdadeiro: nós mesmos. Ao contrário de egocentrismo ou de egoísmo, o bem me quero nos fortalece, para que não nos excedamos em nossas carências, procurando no outro aquilo que achamos estar nos faltando.

Nossa autoestima será constantemente posta à prova durante nossa jornada, uma vez que as decepções com as pessoas, com o mundo, as quebras de expectativas, serão uma constante em nossos dias. Alguém deixará de nos amar, perderemos o emprego, seremos reprovados em algumas provas, muita coisa dará errado. E, inevitavelmente, a gente se culpa, colocando-nos como desmerecedores de felicidade.

Será até normal, quando dos ventos cortantes bem fundo em nossas emoções, colocarmo-nos, de início, como vítimas de maldades alheias, de injustiças, de incompreensão, culpando o mundo lá fora pelos reveses que nos machucam. No entanto, a passagem do tempo sempre nos tentará mostrar a nossa parcela de culpa em tudo o que nos aconteceu, pois grande parte dos ocorridos nos tem como protagonistas.

Daí a necessidade de mantermos nossas verdades dentro de nós, valorizando-nos em tudo o que somos e temos, aceitando-nos e reconhecendo nossas imperfeições, que também nos tornam tão especiais e únicos. Quando estamos seguros de todo o nosso potencial e força interior, conseguimos enfrentar as tempestades com mais firmeza, pois então nossas convicções sustentam nossos passos, com esperança e ideais inabalados.

Enfrentar cada negativa, cada tombo, cada tapa na cara, sem que nos demoremos demasiadamente na autopiedade, em muito nos ajudará, pois sentir pena de si mesmo é o pior a se fazer nesses casos. Se estivermos felizes e completos em nosso relacionamento com nós mesmos, as fases ruins serão apenas fases, que servirão para nos amarmos ainda mais, em busca de tudo o que merecemos, de tudo e de todos que ficarão junto com verdade e calmaria. É assim que o amor se espalha e volta mais forte.

Imagem: Olha Miroshnyk/shutterstock

Marcel Camargo

"Escrever é como compartilhar olhares, tão vital quanto respirar". É colunista da CONTI outra desde outubro de 2015.

Recent Posts

Tire as crianças da sala antes de dar o play nesta série cheia de segundas intenções na Netflix

Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…

2 dias ago

Você não vai encontrar outro filme mais tenso e envolvente do que este na Netflix

Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…

2 dias ago

Trem turístico promete ligar RJ e MG com belas paisagens a partir de 2025

Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…

2 dias ago

Panetone também altera bafômetro e causa polêmica entre motoristas

O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…

2 dias ago

Homem com maior QI do mundo diz ter uma resposta para o que acontece após a morte

Christopher Michael Langan, cujo QI é superior ao de Albert Einstein e ao de Stephen…

3 dias ago

Novo filme da Netflix retrata uma inspiradora história real que poucos conhecem

O filme, que já figura entre os pré-selecionados do Oscar 2025 em duas categorias, reúne…

3 dias ago