Erick Morais

O necessário e precioso mergulho no interior do nosso ser

Às vezes, chega um momento na vida em que a gente descobre que não controla todas as coisas, que nem tudo vai dar certo só porque a gente quer, que por mais que a gente torça, algo vai dar errado, não vai acontecer no tempo “certo”, e, inequivocamente, teremos que parar, olhar para a esquerda, a direita, o passado e o futuro, sem saber direito como agir e o que vai acontecer.

O medo enorme que toma conta de nós – fruto de uma sociedade que nos cobra autocontrole, disciplina, produtividade e sucesso independente de qualquer coisa – impede-nos de perceber que momentos de crise podem ser momentos de descobertas, de autodescobertas, de mergulhos necessários e preciosos no âmago do nosso ser.

Muito embora as forças hegemônicas que comandam a nossa sociedade queiram nos vender a ideia de que somos infalíveis, ou melhor, temos necessariamente que ser, isso não é verdade. É uma ilusão que, ao comprarmos, temos que desesperadamente alimentar, a fim de que as máscaras não caiam e as cortinas se abram, trazendo à tona todo o espetáculo que nos circunda, do qual não passamos de meros coadjuvantes.

Todavia, por mais resistentes que sejam as máscaras e fortes que sejam as cortinas, uma hora ou outra, algo sai do lugar e nós nos vemos perdidos, sem saber no que crer e a qual santo elevar nossas velas. É exatamente nesses momentos de crise, em que nos sentimos estranhos no ninho, que devemos romper as cordas e assumir as rédeas da própria vida, o protagonismo da nossa existência.

E não é que seja fácil, pois não é. Mas, não vale a pena viver uma vida de sorrisos por fora e soluços por dentro. Como disse o poeta, a vida é curta para ser pequena. E por ser curta, ela não comporta reprises, nem nos dá segunda chance. É pra valer e sem ensaio. No entanto, se ainda assim, preferes continuar sendo controlado de forma passiva e quieta, já não há o que fazer… embora a cobrança sempre chegue e, às vezes de tão alta, não há tempo suficiente para pagar.

Erick Morais

"Um menestrel caminhando pelas ruas solitárias da vida." Contato: erickwmorais@hotmail.com

Share
Published by
Erick Morais

Recent Posts

Amor, interesse e jogo psicológico: o filme da Netflix que incomoda sem pedir licença — e acerta onde dói

Parece comédia romântica, mas este filme da Netflix joga sujo com amor e dinheiro ❤️‍🔥💸

4 horas ago

Nova técnica criada no Brasil contra o câncer de mama, que congela tumor com nitrogênio líquido, atinge 100% de eficácia

🎗️ Tumor congelado a −140 °C: técnica contra câncer de mama tem 100% de eficácia…

5 horas ago

Após eliminar 75 kg, Thais Carla impressiona seguidores com transformação das curvas do corpo; veja antes x depois

Thais Carla mostra novo corpo após eliminar 75 kg e antes x depois deixa a…

5 horas ago

Olhe para seus dedos agora: o formato deles pode revelar traços da sua personalidade que você nunca percebeu

🖐️ Faça o teste: o formato dos seus dedos pode revelar traços da sua personalidade…

5 horas ago

SBT explica por que episódio de Chaves ficou quase 50 anos inédito na TV

Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…

11 horas ago

Saiba como o SBT se saiu no Ibope após trocar Zezé di Camargo por episódio inédito de Chaves

⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…

11 horas ago