Isaias Costa

O planeta como um cachorro eu vejo

Não canso de repetir que o cantor e compositor Raul Seixas foi um dos artistas mais visionários e geniais que o Brasil já teve. Suas letras são repletas de mensagens profundas e que permitem inúmeras reflexões diferentes.

Uma de suas músicas mais incríveis e não tão conhecidas se chama “As aventuras de Raul Seixas na cidade de Thor”. Sua letra é bem extensa e dá pra escrever um catálogo a interpretando de ponta a ponta. Vou me ater a apenas uma estrofe que se encaixa perfeitamente no momento em que o mundo está passando: a pandemia do coronavírus.

“Buliram muito com o planeta

E o planeta como um cachorro eu vejo

Se ele já não aguenta mais as pulgas

Se livra delas num sacolejo”

**********

Essa comparação do planeta com um cachorro é de uma originalidade que só gênios como o Raul Seixas pode conceber.

Há milênios o ser humano vem devastando a natureza, no entanto, esse processo se agravou enormemente após a Revolução Industrial. Com sua ganância desmedida e vontade de acumular bens materiais de forma egoísta, não percebe que faz parte de uma teia, de um ecossistema, de um organismo vivo chamado planeta Terra.

O mais interessante dessa estrofe é pensar nas pulgas como sendo nós, os seres humanos. E o sacolejo, como sendo as respostas que a natureza nos dá para frear o processo de destruição dos seus recursos.

Estamos em 2020. Você já se deu conta dos inúmeros sacolejos que o Brasil vem passando nos últimos anos e mesmo com eles milhões de pessoas continuam não entendendo a mensagem clara e objetiva? Vou citar alguns poucos exemplos: Rompimento da Barragem de Mariana em 2015, Rompimento da Barragem de Brumadinho em 2019 com ainda mais mortes, queimadas absurdas da Amazônia em 2019 com crescimento de aproximadamente 278% em relação à 2018, Incêndio no alojamento do Flamengo que matou 10 adolescentes repletos de sonhos para o futuro, derramamento de óleo na costa brasileira no final de 2019 que se espalhou por diversos estados e matou milhares (provavelmente milhões de animais). Surto de dengue, Zika e Chikungunya em 2017 que matou muitas pessoas, além dos muitos casos de microcefalia em fetos de grávidas que tiveram Zika.

No início de 2020 teve o motim dos policiais no Ceará, que por conta da greve deixaram um saldo de mais de 200 mortes pelo desfalque na segurança. Em 2019 teve a terrível chacina em uma escola de Suzano – SP, no qual dois garotos mataram à tiros 8 pessoas e se mataram em seguida, além de deixar várias pessoas feridas e mais centenas de alunos traumatizados. O Crime organizado principalmente no Rio de Janeiro matando de forma desumana. Lembra em 2019 do pai de família negro que teve o seu carro alvejado com 80 tiros e esse crime foi visto apenas como um “engano” por parte da polícia? Ou a menina negra Agátha Félix de apenas 8 anos que morreu com um tiro à queima roupa? Dizem que foi uma “bala perdida”… E a Marielle Franco com seu motorista Anderson Gomes em março de 2018? Até hoje esse crime bárbaro continua sem ninguém saber quem foi o mandante!

Se fosse colocar mais exemplos, esse texto ficaria absurdamente longo! E só coloquei exemplos do fim de 2015 até agora. Já pensou se colocasse as barbaridades de anos lá pra trás como o assassinado da menina Isabella Nardoni em 2008, atirada do 6º andar do prédio onde morava pelo próprio pai e sua madrasta?

O nosso planeta está extremamente adoecido. Essa doença provém dos seres humanos e o que chamamos de coronavírus que é mais um sinal do planeta para que mudemos de postura.

E quer saber de uma coisa? Mesmo depois que essa pandemia passar, muita gente vai continuar seguindo a vida do mesmo jeito, como se nada tivesse acontecido. Nossa memória é muito fraca percebe? Você lembrava de tudo que citei aqui?

Somos essas pulgas bulindo no planeta de forma criminosa. O planeta como um cachorro vai continuar nos sacudindo até que um dia, finalmente, paremos de ser tão criminosos para com esse pálido ponto azul, como diria Carl Sagan.

Nossa casa é o planeta Terra. O coronavírus é um clamor para que a humanidade acorde. Mas vou repetir! Apenas uma pequena parte dela vai acordar. E espero de coração que você que está lendo esse texto seja um dos que está despertando para uma nova consciência!

Reflita sobre tudo isso e faça sua parte para se harmonizar com o planeta Terra e todo o seu ecossistema…

Isaias Costa

Bacharel em Física. Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista clínico. Trabalha como professor particular de Física e Matemática e nas consultas com Psicanálise em Fortaleza. Também escreve no seu blog "Para além do agora" compartilhando conteúdos voltados para o autoconhecimento e evolução pessoal. Contato: isaiaspsicanalista@gmail.com

Share
Published by
Isaias Costa
Tags: planeta

Recent Posts

Mulher que teve experiência de quase morte detalha visão assustadora que teve ao ‘deixar seu corpo’

Cirurgia radical levou paciente ao estado de morte clínica, revelando relatos precisos de uma “vida…

36 minutos ago

Agnaldo Rayol falece de forma trágica aos 86 anos e deixa legado na música brasileira

O cantor Agnaldo Rayol, uma das vozes mais emblemáticas da música brasileira, faleceu nesta segunda-feira,…

22 horas ago

Padre causa polêmica ao dizer que usar biquíni é “pecado mortal”

Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…

22 horas ago

A triste história real por trás da série ‘Os Quatro da Candelária’

A minissérie brasileira que atingiu o primeiro lugar no TOP 10 da Netflix retrata um…

23 horas ago

Você sente “ciúme retroativo”? Ele pode arruinar as relações

O ciúme retroativo é uma forma específica e intensa de ciúme que pode prejudicar seriamente…

3 dias ago

Reese Witherspoon volta à comédia romântica neste filme encantador que conquistou o público da Netflix

Este comédia romântica da Netflix com uma boa dose de charme e algumas cenas memoráveis…

3 dias ago