curiosidades

O povo se une e realiza mutirão para a limpeza das praias no litoral de Pernambuco

Muitas pessoas se mobilizaram com a notícia de que as praias nordestinas estavam sendo contaminadas por manchas de óleo que estavam no oceano. Muitos animais marinhos acabaram morrendo e grande parte do ecossistema da região foi afetado.

Toda a mobilização não foi em vão, preocupados com a situação da nossa costa, alguns voluntários iniciaram uma campanha para a realização de um mutirão, para que ocorresse a limpeza de algumas praias contaminadas.

E foi o que aconteceu, o programa desse sábado, no litoral de Pernambuco, foi o mutirão que tinha como objetivo limpar o óleo das praias. Afinal, de acordo com o último boletim do Ibama, o piche atingiu 194 pontos de poluição do Nordeste.

No início da tarde, o óleo atingiu os arrecifes da Praia de Muro Alto, em Ipojuca, no litoral sul de Pernambuco. Os voluntários se juntaram aos funcionários da prefeitura para ajudar na limpeza.

A prefeitura instalou boias de contenção na foz do Rio Maracaipe para tentar proteger o santuário dos cavalos marinhos. Outros voluntários seguiram de jangada para retirar as pequenas manchas.

A convocação dos voluntários foi feita pelas redes sociais e foi crescendo até formar um mutirão como nunca se viu por lá. E isso fez toda a diferença na vida real: a Praia do Cupe, que amanheceu completamente suja, no começo da tarde já estava bem mais limpa. A ação de pessoas anônimas evitou uma contaminação maior.

“Isso entristece o coração, principalmente da gente que trabalha com meio ambiente. Nossos governantes fazem descaso dessa parte“, lamenta o mergulhador Tomás Oliveira.

No Recife, o representante do Ibama disse que o governo federal está reforçando as ações na região atingida pela mancha.
“A Marinha aumentou o seu efetivo substancialmente para ajudar na retirada desse material das praias. Nós requisitamos da Petrobras um barco que tem possibilidade de colocar barreiras e retirar manchas. Então, essas são efetivamente as novidades. Aumento do efetivo e estes equipamentos que estão chegando”, diz Olivaldi Azevedo, diretor de Proteção Ambiental do Ibama.

Algumas praias foram limpas, graças à união do povo. Porém este problema é de uma dimensão maior, em que o Estado também precisa agir.

Esse tipo de ação social é muito importante. Neste caso, além de ter dado maior visibilidade ao problema, muitas pessoas perceberam que essa contaminação é realmente grave e que medidas precisam ser tomadas.

 

Com informações de G1
Ana Carolina Conti Cenciani

Ana, 20 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui matérias que são boas de se ler.

Recent Posts

Amanda Kimberlly registra boletim de ocorrência por ataques à filha com Neymar

A influenciadora deixou claro que não tolerará mensagens de ódio contra sua filha e pretende…

20 horas ago

Um filme deliciosamente atrevido na Netflix para aquecer sua noite a dois

Este filme só para maiores disponível na netflix oferece a dose de diversão que você…

1 dia ago

Modelo é presa sob suspeita de envolvimento na morte de delator do PCC

Jacqueline Moreira, que foi presa na últuma quinta-feira (16), tem 28 anos e é moradora…

2 dias ago

Dono de bet e esposa. Quem eram os integrantes do helicóptero que caiu em Caieiras

Um helicóptero com quatro ocupantes caiu no Morro do Tico Tico, em Caieiras, no interior…

2 dias ago

Novidade na Netflix: Filme de ação e comédia marca retorno de Cameron Diaz às telas após hiato de 11 anos

Cameron Diaz e Jamie Foxx esbanjam química nesta superprodução da Netflix que acaba de "sair…

2 dias ago

Turista argentino viraliza ao usar aparelho para desligar caixas de som na praia; conheça os riscos

O uso do aparelho é proibido no Brasil e em diversos outros países e envolve…

3 dias ago