A previsão do tempo é uma ciência com milhares de anos. Obviamente, os avanços tecnológicos têm levado, ao longo de décadas, a previsões do tempo mais acertadas, com recursos a instrumentos mais evoluídos, em um processo cada vez mais apurado. É possível saber qual o clima para amanhã, com uma margem de erro quase inexistente.
Nos dias que correm, os que desejarem saber, por exemplo, a previsão do tempo ponta grossa, para os próximos 7 dias, podem conseguir essa informação facilmente e, melhor ainda, confiar nos dados dessa previsão.
Os meteorologistas
É importante sublinhar o papel dos meteorologistas. Afinal, são eles que dominam o processo de previsão e conseguem fazer chegar ao público previsões de tempo cada vez mais precisas.
Portanto, o processo de previsão de tempo passa pelo meteorologista, que tem como função inicial recolher dados. A coleta destes dados é feita de várias formas:
- estações meteorológicas,
- boias oceânicas
- balões meteorológicos
- satélites
- radares meteorológicos
Estes instrumentos irão fornecer informação quanto à umidade, à temperatura, à pluviosidade, à pressão atmosférica, aos ventos, entre outros fenômenos. Coletados todos estes dados, o meteorologista entra em ação, para os decifrar e fazer uma leitura correta de cada um deles.
Esta coleta de dados é inserida num programa computacional, que irá simular o comportamento da atmosfera, recorrendo a modelos matemáticos complexos. Essas simulações serão, depois, interpretadas pelos meteorologistas, a quem compete avaliar o sistema atmosférico, de forma a fazer uma leitura precisa dos vários fenômenos atmosféricos.
A precisão das previsões
A coleta de dados, as simulações e as leituras e interpretações dos vários elementos, levam às tais previsões meteorológicas. A previsão do tempo inclui informação sobre vento, precipitação, umidade, temperatura, entre outros dados.
Compete, ao meteorologista, monitorar as condições atmosféricas e estar atento a qualquer elemento suscetível de modificar a previsão previamente estabelecida.
São as condições atmosféricas e as respectivas leituras, monitorizações e segmentos, que irão ditar a precisão das previsões do tempo.
Ainda assim, a atmosfera continua a ser complexa e fenômenos particulares acontecem sem pré-aviso, minando a precisão de uma previsão.
A tecnologia continua, no entanto, a ser cada vez mais evoluída e avançada, de forma a contribuir para a melhoria da precisão das previsões do tempo.
Foto de Brian McGowan na Unsplash