A previsão do tempo é uma ciência com milhares de anos. Obviamente, os avanços tecnológicos têm levado, ao longo de décadas, a previsões do tempo mais acertadas, com recursos a instrumentos mais evoluídos, em um processo cada vez mais apurado. É possível saber qual o clima para amanhã, com uma margem de erro quase inexistente.
Nos dias que correm, os que desejarem saber, por exemplo, a previsão do tempo ponta grossa, para os próximos 7 dias, podem conseguir essa informação facilmente e, melhor ainda, confiar nos dados dessa previsão.
É importante sublinhar o papel dos meteorologistas. Afinal, são eles que dominam o processo de previsão e conseguem fazer chegar ao público previsões de tempo cada vez mais precisas.
Portanto, o processo de previsão de tempo passa pelo meteorologista, que tem como função inicial recolher dados. A coleta destes dados é feita de várias formas:
Estes instrumentos irão fornecer informação quanto à umidade, à temperatura, à pluviosidade, à pressão atmosférica, aos ventos, entre outros fenômenos. Coletados todos estes dados, o meteorologista entra em ação, para os decifrar e fazer uma leitura correta de cada um deles.
Esta coleta de dados é inserida num programa computacional, que irá simular o comportamento da atmosfera, recorrendo a modelos matemáticos complexos. Essas simulações serão, depois, interpretadas pelos meteorologistas, a quem compete avaliar o sistema atmosférico, de forma a fazer uma leitura precisa dos vários fenômenos atmosféricos.
A coleta de dados, as simulações e as leituras e interpretações dos vários elementos, levam às tais previsões meteorológicas. A previsão do tempo inclui informação sobre vento, precipitação, umidade, temperatura, entre outros dados.
Compete, ao meteorologista, monitorar as condições atmosféricas e estar atento a qualquer elemento suscetível de modificar a previsão previamente estabelecida.
São as condições atmosféricas e as respectivas leituras, monitorizações e segmentos, que irão ditar a precisão das previsões do tempo.
Ainda assim, a atmosfera continua a ser complexa e fenômenos particulares acontecem sem pré-aviso, minando a precisão de uma previsão.
A tecnologia continua, no entanto, a ser cada vez mais evoluída e avançada, de forma a contribuir para a melhoria da precisão das previsões do tempo.
Foto de Brian McGowan na Unsplash
Um filme intensamente sedutor para assistir no conforto da sua privacidade depois de colocar as…
Esta série não sai do TOP 10 da Netflix desde a sua estreia; saiba os…
Se você já presenciou um casal adulto conversando em tons infantis, com vozes suaves e…
Você não vai querer sair da frente da TV após dar o play nesta nova…
Será que você consegue identificar o número 257 em uma sequência aparentemente interminável de dígitos…
Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…