No texto anterior, escrevi que a procura por atendimento psicológico/psicanalítico de casal aumentou vertiginosamente durante a pandemia devido ao isolamento domiciliar.
Os casais que muitas vezes se encontravam durante a noite foram obrigados a conviver muito mais horas dentro de suas casas e tiveram que entrar em contato de forma intensa com os seus parceiros.
Essa nova forma de convívio trouxe mais sincronia para alguns cônjuges, entretanto, para a maioria deles houve estranhamento e incômodo com as ideias, comportamentos e manias do parceiro (a).
A busca pelo atendimento de casal é a constatação que há algo para ser entendido na relação e o desejo de reestabelecer o equilíbrio entre os pares.
Podemos dizer que mesmo antes de se chegar ao consultório de um especialista, esse movimento já pode ser considerado o início do tratamento do casal e a vontade de alinhar a relação necessita de desejo para poder investir na psicoterapia do casal.
O psicólogo ou psicanalista é o profissional que por meio da escuta qualificada e técnicas específicas vai ouvir o casal, compreender a demanda que o levou a buscar ajuda e entender a dinâmica vivida por esse par que procurou atendimento. O casal encontra no consultório do especialista um lugar sigiloso, respeito e acolhimento com o objetivo de identificar as dores e angústias individuais e como a soma dessa complexidade resvala na relação entre os pares.
De forma simplificada para todos os leitores compreenderem, com a psicoterapia em curso, o profissional consegue mostrar ao casal o seu funcionamento e instrumentalizá-lo para expressar suas angústias, dores, frustrações e como trabalhar esses sentimentos dentro da relação, ou seja, o casal passa a conseguir identificar e elaborar os conflitos vividos na relação.
1. O primeiro e mais importante passo em relação a psicoterapia de casal é: o desejo de ambos de investir na relação;
2. Procurar um profissional. Busque recomendações com os amigos que conhecem o trabalho de um especialista. Pesquisar na internet também é uma alternativa, porém, tenha o cuidado de olhar o curriculum e a experiência.
3. Agende uma entrevista para conhecer o profissional. Se necessário, marque com mais de um, pois é importante que nesse início os dois se sintam à vontade e confiante no trabalho que será realizado.
Assim como o atendimento individual, a clínica de casal há regras parecidas e importantes, que são estabelecidas para o funcionamento e resultados satisfatórios do acompanhamento psicoterápico/psicanalítico.
Muitos profissionais marcam uma entrevista individual para acolher e compreender a demanda de cada um dentro da relação. No segundo momento, o casal já frequenta o consultório juntos. Esse período é chamado de entrevistas, para conhecer a dinâmica e necessidade desse par. O atendimento de casal é semanal, tem duração de 50 minutos a 1 hora.
E é nesse espaço que os pares estarão salvaguardados para mergulhar profundamente nos seus anseios, dores, angústias e expectativas. E é nesse mesmo local que poderão conhecer suas ferramentas para elaborarem conflitos e renovarem o desejo de permanecerem juntos.
Texto: Elisângela Siqueira – Idealizadora da A Psicanalista Online
Imagem: Pexels
Se você é fã de comédias românticas, provavelmente já ouviu falar de "Como Perder um…
É impossível resistir aos seis deliciosos episódios desta série que está disponível na Netflix.
Poucas pessoas conseguem passar pelos 14 minutos arrebatadores deste filme sem derramar uma única lágrima.
Como estudantes, muitas vezes nos deparamos com imagens de texto que talvez precisemos incluir em…
O poema "Ozymandias", escrito por Percy Shelley em 1818, traz à tona reflexões sobre a…
Um filme que pode ser visto por toda a família e que toca o coração…